Hoje já basta simplesmente ir. São cada vez mais as pessoas que querem aprender sobre o destino, passando por uma transformação mental ao longo do caminho. A empresa especializada em viagens de luxo Virtuoso pediu a 20 mil dos seus consultores de viagens que partilhassem as suas melhores experiências para 2024.
Turismo no céu
Enquanto o turismo tradicional se concentra em preencher as horas do dia com atividades, o turismo do céu gira em torno da noite. O foco está nas maravilhas do céu noturno – desde observar as estrelas até ver a aurora boreal, embora as viagens também possam incluir passeios para ver animais noturnos.
A Via Láctea é a parte visível da galáxia que contém o Sistema Solar. Virtuoso recomenda viagens à Noruega, Islândia e Canadá, embora refira que os viajantes que gostam de clima mais quente poderão ver o eclipse solar total a 8 de abril no norte do México. De Blanco, no Texas, a Albânia, rm Espanha, os viajantes também podem conferir um dos 200 lugares em 22 países que foram designados como “Dark Sky Place ” pela organização sem fins lucrativos DarkSky International.
Safáris “lentos”
Os safáris estão no topo da lista de desejos de muitos viajantes, os quais não se devem focar apenas em encontrar os “Big Five”: leão, leopardo, rinoceronte, elefante e búfalo africano. Os safáris “lentos” concentram-se na vida animal como um todo e nas paisagens da África, «fornecendo o contrapeso ideal para a migração de gnus e caça aos leões, com mais adrenalina», refere Virtuoso. «Os safáris lentos oferecem a oportunidade de desfrutar de alguns dos animais selvagens menos furtivos de África e a um ritmo mais relaxante», afirma Misty Belles, vice-presidente de relações públicas globais da empresa.
Olhar para o bem-estar como estilo de vida
Os destinos de bem-estar estão por toda parte, mas a Virtuoso recomenda escapar do stress no «país mais feliz do mundo ou na Terra dos Sorrisos», respetivamente, o Butão ou a Tailândia. O famoso índice de Felicidade Nacional Bruta, ou FIB, do Butão mede a felicidade e o bem-estar coletivo da população. Promulgado em 2008, é uma importante força motriz por trás das políticas económicas e de turismo do país.
Quanto à Tailândia, os consultores da Virtuoso recomendam «áreas conhecidas como Chiang Mai e Koh Samui», bem como locais mais isolados.
As estações do Japão
Virtuoso refere que visitar o Japão na primavera é magnifico, quando as Sakura, ou flores de cerejeira, florescem em lugares como Kyoto e Kanazawa . Mas também “pedem” que os viajantes considerem uma visita de inverno «quando a temporada de esqui está em pleno andamento e o cume do monte Fuji está coberto de neve»..
Cruzeiros de expedição
Os cruzeiros de expedição têm sido chamados de “tendência de viagens mais inovadoras da década”. Apresentam a mais-valia de serem realizados num navio de cruzeiro mais pequeno e com menos passageiros. Os mais populares vão da Antártida às Ilhas Galápagos. Os cruzeiros de expedição costumam ter especialistas a bordo, como historiadores e geólogos, e são perfeitos para quem procura um elemento adicional de aventura.
De comboio de Paris a Istambul
Há muitas maneiras de viajar entre a capital francesa, Paris, e Istambul, na Turquia, mas nenhuma e tão luxuoso como viajar a bordo do Venice Simplon-Orient-Express, um comboio da companhia Belmond. O comboio realiza viagens mais curtas, muitas delas com duração de apenas uma ou duas noites, na Europa, mas apenas uma viagem por ano leva os passageiros de Paris a Istambul.
Fuja para uma ilha particular
Explorar uma ilha privada é a melhor opção para férias isoladas, diz Virtuoso. Mas não precisa de reservar a ilha inteira para conseguir uma estadia exclusiva. Da Reserva Bawah, nas remotas Ilhas Riau, na Indonésia, ao The Resort at Isla Palenque, no Panamá, as estadias em ilhas privadas são para aqueles que querem fugir de tudo.
Festivais gastronómicos e passeios privados
Os passeios culinários não são novidade, mas oferecem uma janela para o passado e o presente de uma cultura. A Virtuoso recomenda explorar a culinária peruana no Mistura Food Festival ou experimentar a comida de rua de Ljubljana, na Eslovênia.