Mirtilos e os principais benefícios do seu consumo para a saúde

São muitos e bastante variados.

Reduzir o colesterol
É rico em compostos antioxidantes, como polifenois, e fibras, que ajudam a reduzir os níveis de colesterol LDL e triglicerídeos no sangue, reduzindo o risco de doenças.

Regular a tensão arterial
Contêm grandes quantidades de antocianinas, fitoquímicos com propriedades antioxidantes e anti-hipertensivas, que melhoram a função das células endoteliais, as quais recobrem a superfície interna dos vasos sanguíneos, ajudando a regular o fluxo sanguíneo e a controlar a tensão arterial.

Melhora a capacidade cognitiva
Possuem antocianinas, compostos vegetais com ação anti-inflamatória e antioxidante capazes de reduzir o stress oxidativo e a inflamação das células cerebrais, melhorando a função cognitiva, aumentando a capacidade da memória e atrasando o envelhecimento mental.

Controlar a diabetes
Têm compostos bioativos com propriedades antidiabéticas que ajudam a diminuir os níveis de glicose no organismo e a melhorar a sensibilidade à insulina.

Prevenir infeções urinárias
Possuem propriedades antibacterianas que ajudam a prevenir e tratar a infeção urinária causada pela bactéria Escherichia coli.

Ajudar no emagrecimento
É baixo em calorias, rico em água e fibras que diminuem o consumo de calorias e a vontade de consumir alimentos doces, ajudando a baixar de peso.

Melhora a microbiota intestinal
Tem antocianinas sendo que uma parte dessas substâncias não é absorvida pelo trato gastrointestinal, atuando como um alimento prebiótico, estimulando o crescimento de bactérias intestinais benéficas para a saúde,.

Protege o fígado
Contém compostos antioxidantes e anti-inflamatórios que ajudam a diminuir o acumular de gordura no fígado e a reduzir os níveis de inflamação das células hepáticas.

 

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