Tirar uma selfie não é só abrir a câmara frontal do telemovel, esticar o braço para a frente e apontar a lente na sua própria direção.
Técnicas simples ajudam a capturar selfies melhores, sozinho ou em grupo. Um bom autorretrato envolve criar uma cena com boa luz, ângulo, pose e, se possível, acessórios para aprimorar o resultado.
AJUSTE A LUZ – Boas selfies têm iluminação suficiente – sem estourar tudo sob a luz do sol, de uma lâmpada ou esconder o rosto nas sombras.
Selfie fica bonita num lugar iluminado, mas sem usar luz direta no rosto. Use luz vinda da janela, que funciona como uma luz dirigida. costuma ser uma opção fácil que dá boas imagens, não só para selfies.
A ideia aqui é não apontar a iluminação direto para a face na selfie, mas brincar com a luz de forma indireta. Por exemplo: em vez de ficar de frente para a janela, fique um pouco de lado.
Ajuste a exposição (a quantidade de luz que o sensor da câmara recebe) na hora do clique. Basta tocar no ecrã “em cima” da pessoa a ser fotografada e ajustar a exposição para mais ou para menos, evitando fotos estouradas ou muito escuras.
À NOITE – Lembre-se de que os telefones têm um modo noturno, para capturar imagens em locais mais escuros. Mas ele demora alguns segundos para tirar a foto: se não souber esperar e já sair da pose, a foto pode ficar borrada.
Uma alternativa é usar a lanterna de outro telefone para iluminar a cena.
Acessórios como luzes de LED também ajudam a iluminar cenários escuros. Se der, procure uma fonte de luz disponível no local, como abajur ou luminária.
LIMPE A LENTE DA CÂMERA – Para deixar as fotos mais nítidas e sem borrões, use um pano de microfibra ou flanela antes de tirar as fotos. Se os pontos de luz na cena se tornam linhas no ecrã, é sinal de que a lente precisa de uma limpeza.
USE A CÂMERA OFICIAL – Em vez de tirar fotos com a função de câmara da rede social, use o app de câmara “original” do seu telefone e depois leve para a rede – a qualidade costuma ser maior.
ACERTE O ÂNGULO E FAÇA A POSE – Apenas esticar o braço e clicar nem sempre deixa o rosto bom nas selfies. É recomendável avaliar os melhores ângulos para o rosto em relação à posição da câmara – como esticar o pescoço um pouco para a frente ou mesmo levantar o braço. Um ângulo um pouco mais alto também ajuda.
E não se esqueça de sorrir de forma natural.
USE O TIMER – O melhor amigo da selfie é o timer, especialmente se o objetivo é fazer fotos mais elaboradas que não sejam só de rosto (uma pose para mostrar os looks, por exemplo). A contagem regressiva permite apertar o botão e posar ao mesmo tempo.
O timer também ajuda a tirar fotos menos tremidas – já que o dedo não vai estar no ecrã na altura do clique.
ATIVE O MODO RETRATO – Nem sempre o fundo da imagem ajuda – uma parede manchada ou uma multidão num show pode comprometer o resultado final da selfie. O modo retrato é o maior aliado ao borrar o fundo, destacando somente a pessoa (ou grupo) à frente.