Partilhar

Do agulha ao carolino: saiba quais os tipos de arroz com mais e menos concentração de arsénio

A recente revisão realizada pela Autoridade Europeia de Segurança Alimentar (EFSA) confirmou os riscos associados ao arsénio inorgânico, reforçando as preocupações já levantadas em avaliações anteriores.

27 Abril 2024
Forever Young

A exposição da população aos metais pesados, especialmente ao arsénio inorgânico, tem sido uma preocupação crescente para as autoridades de saúde alimentar ao longo dos anos. Esta exposição ocorre principalmente através da ingestão de alimentos, com a substância altamente tóxica a ser encontrada em diversas formas e sendo amplamente disseminada tanto por processos naturais quanto devido à atividade humana, sendo maior exemplo a poluição ambiental.

A recente revisão realizada pela Autoridade Europeia de Segurança Alimentar (EFSA) confirmou os riscos associados ao arsénio inorgânico, reforçando as preocupações já levantadas em avaliações anteriores. Este metal é conhecido por estar ligado a uma série de efeitos adversos à saúde a longo prazo, destacando-se entre eles a associação com vários tipos de cancro, sendo o de pele o mais destacado.

A EFSA indica, segundo o El Español, uma margem de exposição (ME) para os consumidores, que é uma medida para avaliar o risco de exposição a substâncias como o arsénio. Essa ME é calculada como a relação entre a dose em que um pequeno efeito adverso é observado pela primeira vez e o nível de exposição à substância numa determinada população considerada. Um valor de ME igual ou inferior a 1 indica um risco aumentado de cancro de pele associado à exposição ao arsénio inorgânico.

Os alimentos desempenham um papel fundamental na exposição ao arsénio, com produtos como arroz e seus derivados, bem como cereais, sendo identificados como as principais fontes dietéticas desse metal. A substância pode estar também na água potável, mas na Europa os níveis são geralmente baixos.

Estudos citados pela EFSA mostraram que o arroz tem uma alta concentração de arsénio e pode representar uma parcela significativa da exposição total ao metal pesado através da dieta.

A EFSA estabelece como valor de segurança o consumo de 0,06 microgramas de arsénio inorgânico por quilo de peso corporal por dia. Numa pessoa com 75 kg, o limite seguro seria de 4,5 microgramas por dia, por exemplo.

Qual o arroz que tem mais arsénio?
Segundo um estudo catalão, realizado em 2018 o pão e os cereais seriam o grupo de alimentos que mais contribuiria com arsénio para a dieta, com até 1,72 microgramas por dia, enquanto o arroz seria o alimento individual com a maior concentração (0,108 mg/kg de produto), e sendo ele próprio o maior contribuinte para o arsénio na dieta, com até 1,09 microgramas/dia, equivalente a 42% do máximo diário recomendado.

O estudo apurou que o arroz carolino integral é o que tem maior quantidade de arsénio (190 microgramas/kg de produto) seguido pelo arroz integral asiático e arroz agulha (127 e 119 microgramas/kg de produto, respetivamente.

Todos os outros arrozes analisados tinham menos de 100 microgramas de arsénio por cada kg de produto, sendo que o que tinha menor quantidade de todos era o arroz pré-cozido.

Embora a variabilidade dos níveis de arsénio em diferentes tipos de arroz seja reconhecida, e a preparação adequada dos alimentos possa ajudar a mitigar os riscos, medidas mais amplas são necessárias para abordar essa preocupação de saúde pública.

Estabelecer limites seguros para o consumo de arsénio inorgânico, como os definidos pela EFSA, e implementar estratégias para monitorar e reduzir a presença desse metal nos alimentos são passos importantes para proteger a saúde da população contra os riscos associados à substância.

Mais Recentes

Óbito : Morreu a actriz sul coreana Kim Sae-ron

há 8 horas

Descubra os melhores presentes sexuais para cada signo: não vale a pena corar

há 10 horas

Sabe quais são as partes do corpo do homem que mais atraem as mulheres?

há 12 horas

Quer fortalecer a sua relação? Então, não fuja e faça já estas perguntas

há 13 horas

Infarmed suspende a comercialização e retira do mercado nacional todos os lotes deste produto: saiba qual

há 14 horas

Nunca, mas nunca mesmo, diga isto aos seus netos

há 14 horas

Um dos snaks mais apreciados em Portugal vem da planta mais venenosa do mundo: há dúvidas sobre o seu consumo

há 14 horas

Tem dúvidas sobre quando deve regar as suas plantas? Descubra um truque infalível e resolva a situação

há 14 horas

Ninguém os aguenta: conheça os signos mais insuportáveis e descubra se o seu está na lista

há 15 horas

Óbito: Morreu monsenhor Weber Machado

há 16 horas

Está preparada? A revolução na cozinha chegou: está aí a Nova Bimby TM7

há 16 horas

Revelada data e hora para o funeral de Pinto da Costa

há 17 horas

Presidente da Câmara do Porto decreta luto municipal na segunda-feira devido à morte de Pinto da Costa

há 17 horas

Residentes em zonas raianas procuram cada vez mais serviços médicos em Espanha

há 17 horas

Bernardino Silva, o médico que há 40 anos criou raízes em Alvaiázere

há 17 horas

Anorexia: psiquiatra alerta para aumento de casos em todas as idades

há 17 horas

Quer uma Fritadeira de Ar Quente? Esta do Pingo Doce está com 55% de desconto

há 19 horas

Tem mais de 65 anos? Cuidado, saiba que está entre os que mais partilham noticias falsas no Facebook

há 20 horas

Sabia que dormir demais pode aumentar o risco de demência?

há 1 dia

Óbito: Morreu Pinto da Costa

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.