<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Do invisível ao sustentável, estas são as tendências na saúde oral para 2024

11 Janeiro 2024
Forever Young

A cada ano que passa, as tecnologias na gestão odontológica e na própria prática odontológica evoluem, transformando e enriquecendo os serviços prestados.

Atenta a essas mudanças, a Impress, especialista em ortodontia invisível antecipa e destaca as principais tendências que moldarão a saúde oral neste e nos próximos anos.

De acordo com os profissionais da empresa são elas:

  • Diagnóstico precoce graças à Inteligência Artificial: O futuro da medicina dentária não passa apenas pelo tratamento de doenças dentárias, mas, ainda mais promissor, pela sua prevenção através do diagnóstico precoce.  Graças à inteligência artificial (IA), os profissionais de saúde oral terão a capacidade de detetar potenciais problemas mesmo antes da sua manifestação clínica, permitindo intervenções preventivas e proporcionando uma abordagem proativa da saúde oral. Esta mudança de paradigma não só redefine a prática dentária, como promete elevar os padrões, colocando a prevenção como a pedra angular de sorrisos mais saudáveis e duradouros.

  • Ortodontia personalizada através da Inteligência Artificial: Com base no sucesso da integração da inteligência artificial (IA) nos tratamentos ortodônticos, prevê-se uma expansão significativa na personalização de planos de tratamento. A IA permitirá análises mais precisas, planos individualizados e uma resposta mais eficiente à evolução dos casos clínicos. Para este novo ano, destaca-se, assim, a modelagem digital, com scanners 3D, que proporcionam imagens detalhadas da cavidade oral, que possuem ótima qualidade e são uma grande ajuda na hora de criar restaurações, próteses ou realizar outros tratamentos. O uso da câmara intra oral é outro equipamento que permite uma maior visualização da região oral para os cirurgiões dentistas. Ou seja, leva alta tecnologia para as clínicas odontológicas, uma vez que a grande maioria dos modelos disponíveis no mercado possuem capacidade de transmitir ao vivo e captar imagens e vídeos, com as opções de foco, zoom, controle e intensidade da luz. A bioimpressão, uma extensão da impressão 3D, expande ainda mais as possibilidades, criando estruturas biológicas complexas, como gengivas e osso maxilar.

  • Teleodontologia e acompanhamento remoto: A teleodontologia continuará a ser protagonista, oferecendo uma abordagem mais flexível e conveniente aos tratamentos. Nos últimos anos, a Impress tem destacado a preferência crescente por aparelhos ortodônticos invisíveis, como uma tendência digital notável. O acompanhamento remoto, através de aplicações móveis e plataformas online, estabelece um novo padrão, permitindo uma comunicação eficaz entre pacientes e profissionais de saúde oral, independentemente da sua localização. Além disso, permite o cumprimento dos tempos e da duração do tratamento, uma vez que quaisquer problemas imprevistos podem ser detetados e tratados imediatamente, garantindo cuidados dentários eficientes e atempados.

  • Materiais tão inovadores quanto sustentáveis: É certo que ainda é necessário um maior consenso para uma abordagem terapêutica que privilegie procedimentos clínicos mais sustentáveis e com menores custos para os indivíduos e sistemas de saúde. Contudo, para 2024, e de acordo com o recente Relatório da Saúde Oral em Portugal, prevê-se uma crescente importância atribuída à promoção da saúde e prevenção das doenças, alinhada com os objetivos do desenvolvimento sustentável. Antecipa-se, assim, uma maior ênfase na utilização de materiais inovadores e sustentáveis na produção de dispositivos ortodônticos. Desde alinhadores mais ecológicos até materiais biocompatíveis, a saúde oral alinhará os seus padrões com as preocupações ambientais. 

  • Colaboração interdisciplinar na saúde oral: Destaca-se a importância da integração entre ortodontistas, dentistas e profissionais de saúde geral para proporcionar cuidados abrangentes e personalizados aos pacientes. Os softwares de gestão odontológica, por exemplo, são softwares feitos especialmente para gestão de clínicas e consultórios odontológicos e são uma grande vitória para o setor, pois envolvem toda a gestão num só lugar.  Quanto ao ChatGPT, este também pode ser usado numa ampla gama de aplicações no campo da odontologia, como para treinar a equipa odontológica, fornecendo respostas para perguntas e cenários comuns que podem encontrar no seu trabalho, o que pode ajudar os membros a familiarizarem-se mais rapidamente e fornecer informações consistentes aos seus pacientes. Também pode servir como uma ferramenta de educação do paciente, ao fornecer conteúdos relevantes sobre saúde e higiene bucal, como dicas sobre escovação, uso do fio dental e prevenção de cáries, entre muitos outros. 

Mais Recentes

Correr na praia: siga estas dicas e saiba como aproveitar este treino de verão em segurança

há 19 horas

Dorme mal? A solução pode estar no prato

há 1 dia

Fungo tóxico da “maldição dos faraós” transformado em arma contra o cancro

há 2 dias

Pouca proteína ao pequeno-almoço pode estar a sabotar os seus lanches: saiba porquê

há 2 dias

Se está com dificuldades em dormir, este smoothie pode ser a solução

há 2 dias

Morangos: benefícios para a saúde e três receitas frescas para o verão

há 3 dias

Saiba como falar com crianças e jovens sobre a morte de figuras públicas

há 3 dias

Saiba quais os três signos com uma aura mágica e misteriosa

há 3 dias

Saiba quais os signos do zodíaco que precisam urgentemente de férias

há 3 dias

Ovos à mesa: descubra os seus benefícios e duas receitas irresistíveis para o dia-a-dia

há 3 dias

Sabia que pode comer o manjerico dos Santos Populares? E faz até bem à saúde

há 3 dias

Pegadas de há 23 mil anos confirmam presença humana nas Américas antes da última Idade do Gelo

há 3 dias

O cérebro sabe antes de si: exame revela se vai envelhecer mais depressa

há 3 dias

Estudo revela que consumo de cannabis duplica risco de morte por doença cardiovascular

há 3 dias

A forma das folhas influencia a velocidade com que caem das árvores, conclui estudo

há 3 dias

Picada de abelha: sabe quando é inofensiva e quando pode ser fatal?

há 3 dias

Quer escolher a melhor meloa ou melancia? Estes truques vão ajudá-lo

há 3 dias

Em direto: Cerimónia de entrega dos Prémios Marketeer

há 3 dias

Hipocondria cresce na era digital e torna-se um desafio para a saúde mental, alerta psicóloga do Hospital Lusíadas Monsanto

há 4 dias

Moscas em casa neste verão? Papel de alumínio pode ser a solução (natural) que procura

há 4 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.