Atenta a essas mudanças, a Impress, especialista em ortodontia invisível antecipa e destaca as principais tendências que moldarão a saúde oral neste e nos próximos anos.
De acordo com os profissionais da empresa são elas:
-
Diagnóstico precoce graças à Inteligência Artificial: O futuro da medicina dentária não passa apenas pelo tratamento de doenças dentárias, mas, ainda mais promissor, pela sua prevenção através do diagnóstico precoce. Graças à inteligência artificial (IA), os profissionais de saúde oral terão a capacidade de detetar potenciais problemas mesmo antes da sua manifestação clínica, permitindo intervenções preventivas e proporcionando uma abordagem proativa da saúde oral. Esta mudança de paradigma não só redefine a prática dentária, como promete elevar os padrões, colocando a prevenção como a pedra angular de sorrisos mais saudáveis e duradouros.
-
Ortodontia personalizada através da Inteligência Artificial: Com base no sucesso da integração da inteligência artificial (IA) nos tratamentos ortodônticos, prevê-se uma expansão significativa na personalização de planos de tratamento. A IA permitirá análises mais precisas, planos individualizados e uma resposta mais eficiente à evolução dos casos clínicos. Para este novo ano, destaca-se, assim, a modelagem digital, com scanners 3D, que proporcionam imagens detalhadas da cavidade oral, que possuem ótima qualidade e são uma grande ajuda na hora de criar restaurações, próteses ou realizar outros tratamentos. O uso da câmara intra oral é outro equipamento que permite uma maior visualização da região oral para os cirurgiões dentistas. Ou seja, leva alta tecnologia para as clínicas odontológicas, uma vez que a grande maioria dos modelos disponíveis no mercado possuem capacidade de transmitir ao vivo e captar imagens e vídeos, com as opções de foco, zoom, controle e intensidade da luz. A bioimpressão, uma extensão da impressão 3D, expande ainda mais as possibilidades, criando estruturas biológicas complexas, como gengivas e osso maxilar.
-
Teleodontologia e acompanhamento remoto: A teleodontologia continuará a ser protagonista, oferecendo uma abordagem mais flexível e conveniente aos tratamentos. Nos últimos anos, a Impress tem destacado a preferência crescente por aparelhos ortodônticos invisíveis, como uma tendência digital notável. O acompanhamento remoto, através de aplicações móveis e plataformas online, estabelece um novo padrão, permitindo uma comunicação eficaz entre pacientes e profissionais de saúde oral, independentemente da sua localização. Além disso, permite o cumprimento dos tempos e da duração do tratamento, uma vez que quaisquer problemas imprevistos podem ser detetados e tratados imediatamente, garantindo cuidados dentários eficientes e atempados.
-
Materiais tão inovadores quanto sustentáveis: É certo que ainda é necessário um maior consenso para uma abordagem terapêutica que privilegie procedimentos clínicos mais sustentáveis e com menores custos para os indivíduos e sistemas de saúde. Contudo, para 2024, e de acordo com o recente Relatório da Saúde Oral em Portugal, prevê-se uma crescente importância atribuída à promoção da saúde e prevenção das doenças, alinhada com os objetivos do desenvolvimento sustentável. Antecipa-se, assim, uma maior ênfase na utilização de materiais inovadores e sustentáveis na produção de dispositivos ortodônticos. Desde alinhadores mais ecológicos até materiais biocompatíveis, a saúde oral alinhará os seus padrões com as preocupações ambientais.
-
Colaboração interdisciplinar na saúde oral: Destaca-se a importância da integração entre ortodontistas, dentistas e profissionais de saúde geral para proporcionar cuidados abrangentes e personalizados aos pacientes. Os softwares de gestão odontológica, por exemplo, são softwares feitos especialmente para gestão de clínicas e consultórios odontológicos e são uma grande vitória para o setor, pois envolvem toda a gestão num só lugar. Quanto ao ChatGPT, este também pode ser usado numa ampla gama de aplicações no campo da odontologia, como para treinar a equipa odontológica, fornecendo respostas para perguntas e cenários comuns que podem encontrar no seu trabalho, o que pode ajudar os membros a familiarizarem-se mais rapidamente e fornecer informações consistentes aos seus pacientes. Também pode servir como uma ferramenta de educação do paciente, ao fornecer conteúdos relevantes sobre saúde e higiene bucal, como dicas sobre escovação, uso do fio dental e prevenção de cáries, entre muitos outros.