Não é incomum que pessoas com problemas ósseos ou fraturas antigas digam que percebem nas articulações quando o tempo vai mudar, principalmente se vai chover, se houver vento ou se houver tempestade.
Porém, após diversas investigações, a ciência não conseguiu confirmar esse fenómeno. Um deles foi desenvolvido nos Estados Unidos, onde foram analisados quase mil doentes com lombalgia para saber se as mudanças atmosféricas causavam dores nas costas mais intensas, algo que foi descartado. Sim, a dor poderia aumentar ligeiramente quando o vento soprasse mais forte, embora não de forma conclusiva.
Portanto, pode-se concluir que a mudança de tempo não pode ser prevista pela dor, embora haja uma exceção. São pessoas que partiram recentemente um osso ou quando eram jovens .
Como explica o canal científico laSexta , «quando os ossos se partem, os vasos sanguíneos dentro deles ficam mais vulneráveis, ficam sensíveis e nestes casos percebem as mudanças de pressão que podem existir na atmosfera». É algo que também pode acontecer com a osteoartrite.