<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

«Doem-me os ossos; vem lá chuva»: certamente já ouviu alguém dizer isto, mas será que há pessoas que conseguem ‘prever’ o tempo? Vejamos o que diz a ciência

20 Novembro 2024
Forever Young

Vejamos a resposta e se o mito é verdadeiro ou apenas mito.

Não é incomum que pessoas com problemas ósseos ou fraturas antigas digam que percebem nas articulações quando o tempo vai mudar, principalmente se vai chover, se houver vento ou se houver tempestade. 

Porém, após diversas investigações, a ciência não conseguiu confirmar esse fenómeno. Um deles foi desenvolvido nos Estados Unidos, onde foram analisados ​​quase mil doentes com lombalgia para saber se as mudanças atmosféricas causavam dores nas costas mais intensas, algo que foi descartado. Sim, a dor poderia aumentar ligeiramente quando o vento soprasse mais forte, embora não de forma conclusiva. 

Portanto, pode-se concluir que a mudança de tempo não pode ser prevista pela dor, embora haja uma exceção. São pessoas que partiram recentemente um osso ou quando eram jovens .

Como explica o canal científico laSexta , «quando os ossos se partem, os vasos sanguíneos dentro deles ficam mais vulneráveis, ficam sensíveis e nestes casos percebem as mudanças de pressão que podem existir na atmosfera». É algo que também pode acontecer com a osteoartrite.