<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Doentes tetraplégicos recuperam o uso das mãos com aparelho de electroestimulação

20 Maio 2024
Sandra M. Pinto

O uso de elétrodos aplicados externamente na área lesionada reativa a atividade nervosa e permite o uso funcional de braços e mãos.

O ARCEX, dispositivo de estimulação elétrica da medula espinhal que funciona de forma não invasiva – ou seja, sem necessidade de implante – conseguiu restaurar o uso funcional da mão e do braço em doentes tetraplégicos. Os participantes sofreram uma lesão incompleta na medula espinhal que lhes permitiu ainda movimentar os membros, mas os impediu de realizar algumas tarefas.

Já com a ativação do ARCEX, 43 dos 60 participantes com paralisia das partes superiores e inferiores do corpo no ensaio clínico recuperaram a capacidade de realizar essas manipulações , como se estivessem a brincar com um cubo de Rubik.

De acordo com o artigo agora publicado pela Nature Medicine, «72% dos voluntários tiveram uma melhoria na força e na função tanto do braço como da mão após receberem estimulação elétrica juntamente com exercícios de reabilitação».

Os resultados mostraram que a estimulação elétrica proporcionou melhorias de 72% na força muscular do braço e na capacidade de preensão manual. Além disso, os investigadores não encontraram efeitos adversos importantes e o tratamento também parece induzir melhoria da função sensorial abaixo do nível da lesão,