Partilhar

Dores nas pernas? Saiba como as aliviar

São muitas as causas que importa ter em conta.

6 Julho 2024
Sandra M. Pinto

Alterações musculares ou nos tendões
A dor muscular pode surgir após um esforço físico repentino, como depois de praticar exercício físico intenso ou ao usar sapatos desconfortáveis. Nestes casos, a dor geralmente surge ao final do dia e é, muitas vezes, sentida como “cansaço nas pernas”.

Tome um banho morno e deite-se com as pernas elevadas porque isso facilita a circulação sanguínea, reduzindo o cansaço.

Problemas articulares
Especialmente nos idosos, a dor nas pernas pode estar relacionada com problemas ortopédicos como artrite ou artrose. A dor pode não estar presente todos os dias mas tende a piorar ao realizar esforços, e reduz com o repouso.

Aplique uma compressa quente sobre a articulação afetada, como joelho ou tornozelo, durante cerca de 15 minutos.

Alterações da coluna vertebral
Quando a dor nas pernas se agrava com os movimentos da coluna, pode ser causada por lesões vertebrais. A estenose do canal vertebral pode causar dor moderada ou intensa com sensação de peso ou cãibra na região lombar, glúteos, coxas e pernas durante ao caminhar.

Coloque uma compressa morna no local da dor para aliviar os sintomas, mas o médico pode recomendar anti-inflamatórios e fisioterapia.

Dor ciática
Quando a dor nas pernas é provocada por alterações do nervo ciático a pessoa pode sentir dor no fundo das costas, glúteos e parte detrás da coxa, podendo haver também sensação de formigamento ou fraqueza nas pernas.

Coloque uma compressa morna no local da dor, deixando atuar durante 20 minutos. Evite esforços, levantar objetos pesados e, em alguns casos, pode ser preciso fazer fisioterapia.

Má circulação
A dor nas pernas causada por má circulação afeta principalmente idosos e pode surgir em qualquer hora do dia, mas piora depois de passar algum tempo sentado ou de pé, na mesma posição.

Deite-se de barriga para cima com as pernas elevadas durante 30 minutos

Mais Recentes

Já é possível renovar o Cartão de Cidadão através da app gov.pt

há 15 horas

Autoridades emitem alerta urgente sobre a presença de pedras num chocolate vendido aqui bem perto

há 16 horas

Recolhidos vários lotes de produtos cosméticos devido à elevada presença de microrganismos

há 16 horas

Pânico instalado: milhares de toneladas de azeite enviadas com urgência para os EUA

há 16 horas

Opinião: «Quando o clima muda, o corpo responde», Deolinda Chaves Beça, médica de família

há 16 horas

Franjas: sim ou não para as mulheres com mais de 50 anos?

há 18 horas

TAP recebeu prémio internacional

há 19 horas

Se tem mais de 50 anos e vai começar a correr, é isto que precisa de saber

há 20 horas

Óbito: Morreu Ioannis Vasilopoulos, designer das capas de álbuns dos Bon Jovi

há 20 horas

Óbito: Morreu a modelo Güler Erdogan, conhecida por ser ‘Miss Europa’

há 20 horas

Estes são os 20 melhores aeroportos do mundo: estará Portugal na lista?

há 20 horas

Nem gerânio nem lavanda: esta é a planta mais resistente (e bonita) para decorar a varanda

há 20 horas

Cirurgia bariátrica: será uma boa escolha para emagrecimento das mulheres com mais de 50 anos?

há 21 horas

Organização de consumidores garante: «este é o melhor creme antienvelhecimento para mulheres com mais de 50 anos»

há 21 horas

Para colocar em prática: dicas certas para fazer novos amigos depois dos 50 anos

há 21 horas

Nem retinol nem ácido hialurónico: elimine manchas e rejuvenesça o rosto 10 anos com este creme Nivea

há 22 horas

Recebeu uma mensagem SMS em nome do Serviço Nacional de Saúde? Cuidado: pode ser uma fraude

há 22 horas

10 distritos nacionais sob aviso amarelo: adivinha quem voltou?

há 22 horas

Óbito: Morreu Rogério Ceitil, o realizador da série “Duarte & C.ª”

há 2 dias

Nem pescada nem salmão: se tem mais de 50 anos este é o peixe rico em ómega 3 recomendado para abril

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.