Corrija a postura
As pessoas não imaginam que a coluna pode interferir diretamente no ombro. Mas, quando a coluna está desalinhada, isso gera algumas tensões musculares na região da escápula, que consequentemente aumenta a sobrecarga dos tendões do ombro. E isso significa dor.
Se você costuma passar longos períodos sentado, levante-se algumas vezes e faça leves alongamentos. Cruze os braços, um de cada vez, na frente do tórax e pressione-o junto ao peito. Realize também rotações do pescoço e flexões laterais, por exemplo. Isso ajudará a reduzir a tensão nos ombros e, consequentemente, a dor.
Reduza o stress
Outro ponto muito comum, mas pouco relacionado com as dores nos ombros é o stress. Além de dores de cabeça, mudanças na pressão arterial e no humor, ficar stressado acaba por deixar os músculos rígidos e tensos o que se manifesta em quadros de dor no corpo, inclusive nos ombros.
Faça atividades físicas
A simples falta da atividade física na rotina faz muita gente sofrer com dores nos ombros e noutras partes do corpo. Isso porque, quando o corpo é submetido a exercícios físicos, ocorre a libertação de endorfina, a hormona responsável por reduzir a dor e provocar a sensação de alívio e de prazer.