É estranho pensar que em menos de um mês estaremos todos já a viver em 2020. Esta sempre pareceu ser uma data futurista, longe do nosso presente, repleta de fantásticas inovações humanas e tecnológicas completamente distintas da nossa realidade.
Ao longo das últimas décadas muitas foram as pessoas que tentaram prever como seria a nossa vida em 2020. Carros voadores e empregados robôs preencheram a imaginação de muitas pessoas. Criando assim inevitavelmente expectativas irrealistas sobre como seria a nossa vida.
Não existe dúvida de que ao longo dos anos muitas foram as incríveis inovações tecnológicas que efetivamente se concretizaram. Internet, carros autónomos, cura de doenças, etc. Mas infelizmente (ou não) muitas das previsões iniciais ainda não chegaram até nós. Conheça aqui alguns destes exemplos mais engraçados.
- Os pés humanos irão tornar-se num enorme grande dedo
O melhor é preparar-se. De acordo com o cirurgião Ricard Clement Lucas, por volta de 2020 os pés humanos iriam acabar por se transformar, perdendo os seus 5 dedos e ficando apenas com um grande dedo. Esta previsão anunciada em 1911 numa palestra no Royal College of Surgeons of England, defendia que os seres humanos iriam deixar de necessitar de tantos dedos e que estes acabariam por se tornar absolutamente dispensáveis.
- Teremos helicópteros pessoais
Não, não estamos a falar de carros voadores ou jetpacks. No entanto em 1951, a publicação Popular Mechanics anunciava que o mais certo seria que no séc. XXI todas as famílias teriam pelo menos um helicóptero pessoal nas suas garagens.
Na altura esta revista defendia que esta seria uma forma simples, prática e segura de nos deslocarmos pelas cidades. Com uma vantagem: todos poderíamos aterrar confortavelmente à porta das nossas casas.
- Todas as estradas irão transformar-se em tubos
Mais uma vez, a revista Popular Mechanics, parece ter-se engando na sua previsão de futuro. Em 1957 um artigo desta publicação anunciava que no séc. XXI a maior parte das estradas e ruas dos EUA, acabariam por ser transformadas numa enorme rede de tubos pneumáticos. A ideia seria que os carros se pudessem deslocar a uma enorme velocidade sem ter que utilizar o poder dos seus motores.
- Ninguém irá trabalhar e todos seremos ricos
Parece ótimo, certo? Em 1966 a revista TIME previa que o século XXI seria uma fantástica era para a economia. As máquinas irão ser capazes de produzir tanto que o nível de riqueza aumentaria em todos os sectores. Mesmo uma família de classe média baixa não precisaria mais de trabalhar para assegurar a sua independência financeira.
- Os macacos serão nossos assistentes, em casa e no trabalho
Pode parecer ridículo, mas a verdade é que em 1994 a RAND Corporations (uma das organizações mais relevantes no desenvolvimento de novas tecnologias), afirmava que era provável que em 2020 existissem animais treinados, capazes de executar uma série de funções laborais.
A ideia seria que por volta de 2020 os humanos fossem capazes de criar certas espécies evoluídas e inteligentes de macacos e gorilas capazes de ajudar a fazer trabalhos manuais, limpezas, jardinagem, entre outros. Chegaram a acreditar que estes poderiam vir a ser os motoristas do futuro.