O Aeroporto Internacional Al Maktoum, também conhecido como Dubai World Central (DWC), será capaz de receber mais de 160 milhões de passageiros por ano, bem como 12 milhões de toneladas de carga.
O recente Dubai Air Show, realizado no Aeroporto Internacional Al Maktoum, ofereceu algumas dicas intrigantes sobre o que está por vir para o DWC – e alguns insights sobre a estratégia de longo prazo dos Aeroportos de Dubai.
«Priorizamos a expansão e os investimentos para atender às necessidades e planos de nossos clientes», disse Paul Griffiths, CEO dos Aeroportos de Dubai, à CNN. «Isso continuará até que toda a capacidade possível seja absorvida.»
O plano é maximizar a capacidade atual através «da aplicação de tecnologia inovadora e de remodelações para repensar a utilização do espaço», diz Griffiths, acrescentando mais 20 milhões de passageiros à atual capacidade anual do Dubai International de 100 milhões de passageiros.
«Esta expansão não só acomodará o crescimento a curto prazo, mas também nos dará tempo adicional para traçar estratégias para a expansão faseada do Dubai World Central. As nossas previsões de passageiros para 2023 são de 86,8 milhões, com projeções de 88,2 milhões e 93,8 milhões para 2024 e 2025, respetivamente», acrescenta.
«Não estamos a planear um aeroporto com terminais», disse ele. »Vamos mudar completamente o modelo de negócios dos aeroportos, torná-los muito mais íntimos e desfazermo-nos de todos os processos herdados aos quais tivemos que sujeitar os nossos clientes durante muito tempo».
O aeroporto será a peça central de um projeto muito maior, denominado Dubai South, que prevê a criação de uma cidade totalmente nova numa extensão de deserto de 145 quilómetros quadrados, a sul do Dubai.
Todo este novo bairro, do qual algumas peças já começam a ganhar forma, terá oito bairros cada um atribuído a uma indústria ou atividade específica, com um mix de áreas residenciais e comerciais.