<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

É daqueles que guarda os telemóveis antigos? Pois saiba que pode ganhar (bom) dinheiro com eles

Portugueses guardam milhões de smartphones.

Um estudo, feito pela Fraunhofer Austria para a refurbed, uma empresa austríaca especializada na venda de produtos recondicionados revelou que cerca de 16,2 milhões de smartphones permanecem guardados nos nas gavetas dos portugueses – o equivalente a 1,57 smartphones por habitante.

Destes, cerca de 5,1 milhões estão em condições ideais para serem renovados, um número que abre caminho a uma ‘segunda vida’ que reduziria drasticamente os resíduos electrónicos (e-waste) e a dependência dos recursos naturais.

Segundo o estudo, 162 milhões de euros é o valor potencial de mercado que poderia ser gerado se estes telemóveis fossem reintegrados no mercado através da economia circular. Este valor demonstra que a transição para um modelo económico circular não traz apenas benefícios ambientais: representa também uma oportunidade económica significativa para o país.
O cenário português reflecte uma tendência europeia preocupante. Cerca de 642,6 milhões de smartphones permanecem inactivos nas gavetas dos cidadãos da União Europeia, contêm matérias-primas avaliadas em 3,5 euros per capita. O relatório conclui que a UE poderia poupar 24 milhões de toneladas de CO2 se conseguisse renovar os 211 milhões de smartphones que ainda estão em condições ideais para serem recondicionados.

Em Portugal, os dados indicam que se todos os smartphones recondicionáveis tivessem uma segunda vida, seriam evitadas 580.095 toneladas de emissões de CO2. Em termos comparativos, ara absorver esta quantidade de CO2 num ano, seriam necessárias cerca de 23 milhões de árvores.

Recondicionar destes dispositivos reduziria a utilização de recursos em 86% (em comparação com a produção de novos dispositivos); e em 69% o consumo de matérias-primas consideradas críticas pela Comissão Europeia, tais como: terras raras, cobalto, lítio e outros metais estratégicos. Outro benefício significativo seria uma redução de 97% na utilização de minerais extraídos em zonas de conflito, frequentemente associados a violações dos direitos humanos.

O número de smartphones acumulados cresceu significativamente desde 2011, quando 82% da população europeia não tinha qualquer smartphone e apenas 18% tinha um ou mais dispositivos. Doze anos mais tarde, em 2023, as percentagens inverteram-se completamente: agora, apenas 18% dos europeus não têm um smartphone e 82% têm pelo menos um.
Quando questionados sobre o estado dos aparelhos electrónicos que já não utilizam, a maioria dos cidadãos da EU não teve dúvidas: 49% dos inquiridos confirmaram que ainda os tem em casa (dados do Eurostat).

Mais Recentes

Semente de abóbora: não é para deitar fora, é para comer (e absorver estes benefícios)

há 13 horas

Para ficar de “boca aberta”: 4 mil porcas fazem arte em Lisboa

há 14 horas

Protetores solares: mitos e verdades que convém esclarecer

há 14 horas

Acessórios que deve adquirir se vai adotar um animal de estimação

há 14 horas

Fazer 50 anos é algo grandioso: ideias para comemorar da melhor maneira

há 15 horas

Não deixe que este sentimento o paralise: aprenda a lidar com a realidade de uma forma mais saudável

há 15 horas

10 passos a seguir para ter uma daquelas conversas “difíceis”

há 15 horas

Se é daquelas pessoas que está sempre a reclamar, cuidado: este comportamento pode afetar a saúde mental

há 16 horas

Proteja o seu corpo de bactérias más comendo fibras

há 16 horas

O alerta é sério: este sentimento que pode causar perda auditiva e levar à queda de cabelo

há 16 horas

Se costuma sublinhar o seu nome na sua assinatura, saiba o que isso diz sobre si (segundo a psicologia)

há 17 horas

«Máscaras de LED podem transformar a pele», diz especialista que explica os benefícios

há 17 horas

Depois dos 60 anos: porque somos mais felizes do que os jovens?

há 17 horas

O melhor ketchup do Reino Unido é feito com tomate 100% português (e nós descobrimos onde o pode encontrar)

há 18 horas

Vila Galé Isla Canela reabre com renovação profunda e aposta reforçada

há 18 horas

Descobrimos uma maionese cremosa, suave e muito saborosa; e queremos partilhá-la consigo

há 18 horas

Se gosta de granolas não pode perder esta estreia, porque “o que é Nacional é bom”

há 18 horas

Opinião: «Protetor solar? Sim e espalhar em todo o lado», Catarina Oliveira, gestora de marca própria 

há 19 horas

Cancro: «exercício físico pode aumentar as hipóteses de sobrevivência», indica pesquisa

há 19 horas

Não se desfaça dos telemóveis antigos: aproveite e transforme-os em câmaras de videovigilância (é gratuito)

há 19 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.