Partilhar

E-Fatura: saiba o que tem de fazer em 2025 para conseguir maiores deduções no IRS

A verificação de rendas, taxas moderadoras e juros de crédito à habitação será possível a partir do dia 15 de março. O prazo para verificação dos valores termina a 31 de março.

11 Janeiro 2025
Forever Young com DECO

Entre 15 e 31 de março, cada contribuinte pode consultar na plataforma e-Fatura os montantes globais que lhe foram atribuídos para dedução no IRS, depois de ter expirado o prazo para validação de despesas de saúde, educação, lares, imóveis, encargos gerais familiares e despesas com benefício de IVA.

Nesta fase, os valores visíveis já incluem as rendas de casa, os juros de crédito à habitação elegíveis, as taxas moderadoras ou as despesas não comparticipadas por seguradoras, que em fevereiro não estão disponíveis para consulta no e-Fatura.

Os prémios de seguros de saúde foram corrigidos?

Algumas despesas referentes a prémios de seguros de saúde não podem ser validadas como despesas de saúde até 25 de fevereiro, porque a plataforma e-Fatura não reconhece a entidade emissora da fatura como prestador de serviços na área da saúde. É possível que algumas companhias de seguros consigam corrigir a informação nesta fase. Verifique se eventuais despesas com prémios de seguros de saúde já estão contabilizados neste setor, para não perder a dedução de 15% do seu total.

Caso os montantes gastos com prémios de seguro de saúde continuem a não figurar no setor correto, a DECO PROteste recomenda que insira estas despesas mais tarde, aquando da entrega da declaração de IRS, de 1 de abril a 30 de junho. Para isso, não pode aceitar qualquer proposta de IRS automático, nem pode aceitar a importação automática de todos os montantes contabilizados no e-Fatura.

E se estiver tudo certo nos dados importados do e-Fatura?

Não tem de fazer nada. Quando entregar a declaração de IRS, entre 1 de abril e 30 de junho, esses valores já serão contabilizados nas despesas dedutíveis. Basta que aceite a importação automática dos dados presentes no e-Fatura quando estiver a preencher o anexo H.

No quadro 6C, quando o Fisco lhe pergunta se pretende inserir manualmente as despesas, em alternativa à importação automática dos valores do e-Fatura, selecione a opção “Não”. Neste caso, não verá os valores no ecrã, mas eles são automaticamente contabilizados pelo Fisco.

E se houver valores errados?

Apesar de ser possível apresentar uma reclamação, não vale a pena iniciar uma cruzada contra o Fisco por esta razão, mesmo que a reclamação seja gratuita, a não ser que estejam em causa erros grosseiros com despesas gerais familiares ou com o benefício do IVA.

Quanto às despesas de saúde, educação, lares e imóveis, caso discorde dos valores previstos na plataforma e-Fatura para dedução, a DECO PROteste recomenda que aguarde pelo prazo de entrega da declaração de IRS e rejeite a importação automática dos dados do e-Fatura. Para isso, selecione a opção “Sim” no quadro 6C do anexo H.

Em seguida, terá de preencher todos os valores finais para educação, saúde, habitação e lares de cada membro do agregado familiar, mesmo que alguns deles estejam corretos na plataforma e-Fatura. Nesta situações, o Fisco apenas tem em conta os valores inseridos pelo contribuinte na declaração de IRS.

Em todos os casos, guarde os comprovativos de despesas durante os quatro anos seguintes, para o caso de ser chamado a provar as alterações efetuadas.

Atualização do IBAN necessária para reembolso

Certifique-se de que o IBAN indicado ao Fisco é o correto e está atualizado. Qualquer reembolso ou pagamento, por exemplo, será feito tendo em conta essa indicação. Aceda à área pessoal do Portal das Finanças (procure por “A minha área”) e verifique o número indicado.

Mais Recentes

E-Fatura: saiba o que tem de fazer em 2025 para conseguir maiores deduções no IRS

há 2 horas

Ana Bacalhau e André Viamonte lançam single cuja parte das receitas será doada à IRA – Intervenção e Resgate Animal

há 3 horas

Quere saber qual vai ser o seu ordenado “limpo” em 2025, após deduzir os impostos? Descubra já aqui

há 4 horas

“Vai uma bucha à nossa moda?”: aqui a tradição é servida em “cama de pão”

há 7 horas

Se vai inscrever-se no ginásio é melhor ler este artigo

há 8 horas

Aproveite esta noite e faça muito sexo: vai estar a rejuvenescer e a melhorar a memória (além de outras coisas)

há 23 horas

Pedro Almodóvar: este cinema apresenta retrospetiva dos 45 anos de filmes do realizador espanhol

há 1 dia

Óbito: Morreu encenador Otto Schenk, “força da natureza” que marcou festival de Salzburgo

há 1 dia

Aumentos salariais na função pública: vão mesmo acontecer

há 1 dia

Previna-se: 3 urgências vão estar fechadas no sábado e 4 no domingo

há 1 dia

Bebidas açucaradas causam mais de 3 milhões de casos de diabetes e acidentes cardiovasculares por ano

há 1 dia

Surpreendente e com muito para nos ensinar: a inteligência coletiva das formigas supera a dos humanos

há 1 dia

Cancro de fígado não operável: tratamento triplo melhora o prognóstico

há 1 dia

Com que frequência limpa a sua garrafa de água? Tenha cuidado pois é um reservatório de bactérias e fungos

há 1 dia

Atenção às notícias do lançamento de uma moeda de homenagem a Cristiano Ronaldo: é burla, alerta Banco de Portugal

há 1 dia

Todos os anos estas mudanças causam confusão: afinal, quando muda a hora em 2025?

há 1 dia

Gripe das aves em Portugal: quais os riscos que estamos a correr?

há 1 dia

Usar brincos sim, mas se forem demasiado pesados é melhor não: conheça os riscos para as suas orelhas, alertam os médicos

há 1 dia

Nunca nos passaria pela cabeça, mas parece que resulta: coloque película aderente nas janelas e proteja-se do frio e da humidade

há 1 dia

Sabe aquelas pessoas que estão constantemente a interromper a conversa dos outros? Veja o que a ciência diz sobre elas

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.