Fiel ao seu estilo humilde e reformista, Francisco decidiu simplificar os rituais que historicamente acompanham a morte dos papas, deixando os seus desejos claros ainda em vida no Ordo Exsequiarum Romani Pontificis , aprovado em novembro de 2024.
Estas são as etapas que serão seguidas após sua morte, com diversas mudanças introduzidas por Francisco em algumas etapas:
- Confirmação de óbito . Primeiro, os médicos certificam a morte do Papa. No passado, o pontífice era golpeado com um martelo de prata ou chamado pelo seu primeiro nome. Uma vez confirmado, o Prefeito da Casa Pontifícia proclamará a morte. Esta verificação, por ordem de Francisco, não ocorrerá mais no seu quarto, mas na capela.
- Intervenção do Camerlengo . O cardeal camerlengo Kevin Farrell, veste vestes vermelhas de luto, entra na sala escoltado pela Guarda Suíça para verificar formalmente a morte. A partir deste momento, assume aautoridade temporal sobre a Igreja durante o período de vacância.
- Selando o legado . O camerlengo remove o Anel do Pescador do dedo do Papa, um símbolo do poder papal, marcando o fim de seu reinado. Este anel será destruído junto com o selo papal para evitar possível falsificação. Além disso, o quarto do pontífice será selado.
- Anúncio público . O camerlengo informa o Vigário de Roma e depois os fiéis. Os sinos da Basílica de São Pedro soarão o toque de finados, anunciando oficialmente a morte do Papa para Roma e para o mundo.
- O caixão . Tradicionalmente, o corpo do Papa era colocado num caixão triplo: feito de cipreste, chumbo e carvalho. No entanto, Francisco renunciou a isso, e seu corpo será colocado num único caixão, de acordo com o seu estilo austero.
- Honras simbólicas . O rosto do pontífice será coberto com um lenço de seda branca, e um tubo de metal contendo um pergaminho detalhando as principais ações do seu pontificado será colocado no caixão, juntamente com uma bolsa contendo moedas comemorativas: uma de ouro para cada ano, uma de prata para cada mês e uma de bronze para cada dia do seu papado.
- Transferência funerária . Após o velório, o caixão será levado para a Basílica de São Pedro, acompanhado do canto de Libera me, Domine e das ladainhas. A Sala de Imprensa do Vaticano anunciou que o evento acontecerá em 23 de abril. Os detalhes e a confirmação do traslado do corpo para exposição aos fiéis da capela da Casa Santa Marta, onde Francisco residia, para a basílica serão definidos e anunciados na terça-feira, após a primeira Congregação dos Cardeais.
- Exposição diante dos fiéis . O corpo será exibido diretamente no caixão, sem catafalco e sem o báculo papal ao lado, como Francisco havia solicitado. Tradicionalmente esta exposição dura três dias.
- Funeral . O funeral será realizado na Praça de São Pedro em data determinada pelos cardeais reunidos em assembleia plenária. Como em pontificados anteriores, será uma cerimônia pública e multitudinária.
- Cova . Francisco expressou o seu desejo de não ser enterrado na cripta do Vaticano. Em vez disso, ele será enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma.
Após seu sepultamento, terão início os novendiales nove dias de missas em sua homenagem. Enquanto isso, também terá início o processo de convocação do conclave que elegerá seu sucessor .