A EcoX e a Oliveira da Serra uniram esforços para lançar o Creme de Limpeza Oliva EcoX, um produto inovador e sustentável que combina tecnologia de upcycling e ingredientes naturais. A fórmula alia o óleo alimentar usado, transformado em detergente pela tecnologia desenvolvida pela EcoX na Universidade de Coimbra, ao caroço de azeitona resultante da produção dos azeites Oliveira da Serra, aproveitando o seu poder abrasivo.
O resultado é um creme de limpeza eficaz e amigo do ambiente, que substitui as microesferas de plástico habitualmente usadas neste tipo de produtos por um recurso natural e renovável.
“Esta parceria é um exemplo perfeito de como a inovação pode andar de mãos dadas com a sustentabilidade. Partindo de dois resíduos, desenvolvemos um produto útil, ecológico e acessível ao consumidor”, afirma César Henriques, CEO e fundador da EcoX.
“A colaboração com a EcoX permite-nos explorar uma nova forma de aproveitamento do caroço de azeitona, dando-lhe uma utilização que chega diretamente ao consumidor, com impacto prático no dia a dia”, acrescenta Ana Schedel, Senior Brand Manager de Oliveira da Serra.
Um ciclo verdadeiramente circular
-
Do campo à casa: as azeitonas dão origem ao azeite e, no final do processo, até o caroço é valorizado.
-
Tecnologia portuguesa: a EcoX transforma óleo alimentar usado em detergentes e produtos de limpeza, já tendo recuperado mais de 500 toneladas de óleo desde 2021.
-
Impacto sustentável: o novo creme promove a redução de resíduos, protege os recursos hídricos e substitui componentes poluentes como os microplásticos.
O Creme de Limpeza Oliva EcoX já está disponível em exclusivo nas lojas Auchan e na loja online da EcoX (www.ecox.pt).
Com este lançamento, duas marcas de referência nacionais juntam-se para contar uma história circular que começa na apanha da azeitona e culmina num produto inovador para uso diário — prova de que inovação e sustentabilidade podem andar lado a lado.










