O consumo eficiente de energia é essencial para reduzir a nossa pegada ecológica e, ao mesmo tempo, para poupar na fatura da eletricidade, especialmente durante os meses de verão, quando o consumo tende a aumentar. Aplicando alguns conselhos e bons hábitos, é possível controlar os custos através da otimização do consumo de energia e também obter bons níveis de conforto em casa. Por exemplo, uma boa utilização do ar condicionado para arrefecer a casa, ou desligar os aparelhos que não estão a ser utilizados, pode significar uma poupança de cerca de 45%. Se a isto juntarmos a utilização de toldos ou o isolamento térmico das janelas, a eficiência aumenta ainda mais.
Neste sentido, o ar condicionado representa um terço das despesas das famílias e, por cada grau de redução da temperatura, as despesas aumentam em 7%. Para isto, o ideal é ter uma temperatura de 26ºC e ter em conta que uma diferença de mais de 12°C em relação ao exterior não é saudável.
Além disso, é aconselhável fechar as portas e as janelas quando o ar condicionado estiver a funcionar, para não desperdiçar energia de refrigeração e para limpar o filtro. Deste modo, pode diminuir-se o gasto até 35%. Escolher o aparelho mais eficiente, ou seja, que arrefeça melhor a casa com menor consumo de eletricidade e de uma forma mais ecológica, permitirá maior conforto, poupança e compromisso com a sustentabilidade.
Por outro lado, 10% da fatura corresponde a aparelhos que estão sempre ligados, mesmo que não estejam a ser utilizados, tais como micro-ondas, cafeteiras elétricas, esquentadores elétricos, televisores, routers, computadores portáteis, mini-sistemas, carregadores, entre outros, gerando o que é conhecido como consumo fantasma. Se fossem desligados, a poupança anual poderia atingir os 64 euros.
No caso do frigorífico ou do congelador, se não puderem ser desligados da corrente porque contêm alguns alimentos apesar de estarem de férias fora de casa, o que se pode fazer é ajustar o termóstato para manter o frio suficiente para a higiene e a conservação dos alimentos, uma vez que, ao não abrir a porta, o frio é mais bem conservado no interior e podemos aumentar a temperatura em alguns graus. Por cada grau que se aumente, pode poupar-se 6% de energia. Também é ideal verificar se as grelhas de ventilação estão limpas e sem pêlos, bem como remover o gelo do congelador.