Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos estão a investigar vários casos de doenças relacionadas com o Botox e estão a alertar os médicos sobre injeções falsas de Botox depois de várias pessoas terem sido hospitalizadas.
Autoridades de saúde no Tennessee e Illinois revelaram esta semana que estavam a investigar casos de doenças semelhantes ao botulismo que pareciam estar ligadas a injeções de Botox recebidas num ambiente não médico.
Houve quatro doentes no Tennessee que relataram sintomas associados ao botulismo após receberem injeções cosméticas, tendo dois sido hospitalizados, disse o departamento de saúde do estado em comunicado. As autoridades disseram acreditar que as injeções eram de um produto falsificado.
O botulismo é causado quando uma toxina ataca os nervos do corpo e causa fraqueza muscular na face, boca e garganta.
Os sintomas podem incluir visão turva, pálpebras caídas, fala arrastada e dificuldade para engolir, de acordo com o departamento de saúde do Tennessee. Uma forma purificada da bactéria que causa a doença é usada no Botox e aprovada pela Food and Drug Administration, de acordo com o departamento de saúde pública de Illinois .
Duas pessoas em Illinois também foram hospitalizadas e relataram sintomas semelhantes aos do botulismo após receberem “botox ou uma versão possivelmente falsificada do produto”, disse o departamento de saúde pública de Illinois em comunicado.