<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Entregas ao domicílio: reclamações sobem 62%. Uber Eats lidera queixas

15 Fevereiro 2024
Sandra M. Pinto

O Portal da Queixa identificou uma subida de 62% no número de reclamações dirigidas aos serviços de entrega de refeições ao domicílio.

A Uber Eats é a marca que recebe mais queixas, mas também a que mais resolve. Problemas com o reembolso e pedidos não entregues são os principais motivos denunciados pelos consumidores. Desde o início do ano, já foram registadas quase quatro centenas de reclamações, mais 48.4% em relação ao período homólogo de 2023.

No ano passado, chegaram ao Portal da Queixa 2903 reclamações relacionadas com problemas nos serviços de entrega de refeições ao domicílio, um aumento na ordem dos 62%, comparativamente com o período homólogo de 2022, em que foram registadas 1793 queixas.

A tendência crescente de reclamações parece-me manter-se este ano. Entre os dias 01 de janeiro e 11 de fevereiro de 2024, foram registadas 365 queixas dirigidas ao setor das entregas ao domicílio. O valor supera em 48.4% o número registado no período homólogo de 2023.

A análise efetuada aferiu que os três principais motivos de reclamação dos consumidores são: problemas com o reembolso (42%), referem-se a pedidos cancelados, não entregues ou errados, que não tiveram o valor devolvido ao utilizador após a solicitação. Seguem-se os pedidos não entregues (21.3%) e a cobrança indevida (10%) que são casos de valor cobrado duplicado, cobrança de taxas de cancelamento, assinaturas, entre outros.

A motivar 8.1% das reclamações está a demora na entrega e o erro na entrega está na origem de 7.2% das queixas. Neste último, são denunciados casos de pedidos errados ou incompletos.

 

Uber Eats é a mais visada, mas a que mais resolve as queixas

Das entidades com maior número de reclamações, a Uber Eats lidera com uma fatia de 61.1% das queixas registadas este ano. Segue-se a Glovo a acolher 28.2% e a empresa Bolt Food a absorver 7.1% das ocorrências.

No entanto, de acordo com os indicadores no Portal da Queixa, a Uber Eats é também a marca que mais resolve os problemas que lhe são reportados, com 100% de Taxa de Resposta, um Tempo Médio de Resposta de 97,8% e um Índice de Satisfação (IS) avaliado pelos consumidores de “Bom” ao obter 64.2 pontos (em 100).

Também a Bolt Food é uma marca com uma razoável performance na resposta aos clientes, obtendo um IS de 46.2/100, uma Taxa de Resposta de 93.9% e um Tempo Médio de Resposta de 42.2%.

Desempenho oposto regista a Glovo, com baixos indicadores de performance: 19,7% de Taxa de Resposta, Tempo Médio de Resposta de 7,5% e com um Índice de Satisfação “Insatisfatório” pontuado em 14.7/100.

Sara é uma das consumidoras que apresentou reclamação no Portal da Queixa dirigida à Uber Eats: “No dia 11.02.24 fiz um pedido pela Uber Eats. Não o recebi, ninguém bateu à porta e nunca fui contactada, no entanto, este foi dado como entregue.”, reportou.

 

Mais Recentes

Descontos até 50%: venha celebrar a beleza com esta promoção de O Boticário

há 12 minutos

Ikea inaugura o seu primeiro hotel aqui bem perto (e a 5 minutos da praia)

há 18 minutos

Nunca ignore os conselhos das pessoas nascidas nestas 10 datas

há 30 minutos

Estas são as 5 cidades mais felizes do mundo em 2025

há 3 horas

Chega hoje às lojas e vai esgotar: LIDL apresenta um super aspirador e o melhor é o seu preço

há 3 horas

Tenha o cabelo com que sempre sonhou com esta novidade da Mercadona (por menos de 4 euros)

há 3 horas

Como evitar burlas com chamadas internacionais de números desconhecidos

há 3 horas

Como fazer o pedido de reforma em 2025: todas as respostas aqui

há 4 horas

Óbito: Morreu Francisco Gonçalves, figura icónica da comunidade motard de Castelo Branco

há 4 horas

Envelhecimento: mentiras que nos contam mas nas quais não devemos acreditar

há 4 horas

5 alimentos para comer após os 50 anos e viver mais, de acordo com Harvard

há 4 horas

O que se espera de um profissional com mais de 50 anos?

há 4 horas

Opinião: «Será o riso apenas uma expressão de felicidade?», Andreia Filipe Vieira, psicóloga clínica

há 5 horas

Óbito: Morreu o rapper Werenoi, líder de vendas em França

há 5 horas

Dia Nacional do Cocktail: Mistico: o rooftop com vista única e cocktails exclusivos

há 1 dia

Visconde da Luz recebe o icónico Vallado ABF 1888: uma raridade que se serve com história

há 1 dia

Treestory inaugura temporada de verão com brunch georgiano no terraço

há 1 dia

Vila Vita Parc e Penha Longa Resort são os grandes vencedores das chaves Michelin em Portugal

há 1 dia

Sem ter de pagar mais: descubra como levar mais roupa num voo desta companhia aérea

há 2 dias

«Este truque da garrafa pode colocar a segurança do seu carro em risco», alertam os especialistas

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.