<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Enxaqueca: não sofra mais, faça uma massagem

25 Abril 2025
Forever Young

Quem já fez uma massagem, sabe o quão relaxante pode ser esta experiência.

Com a enxaqueca, não é diferente: além dos medicamentos que a medicina coloca à disposição dos doentes, existem outros tipos de tratamentos não medicamentosos que podem ajudar a combater a dor da enxaqueca. Um deles é a massagem.

Alívio das dores
Utilizada como recurso para aliviar e combater dores de cabeça tensionais (TTH), a massagem terapêutica aplicada em certos pontos do pescoço e do couro cabeludo pode proporcionar bons resultados também contra a enxaqueca, especialmente se for feita por um profissional.

Ela pode aliviar os sintomas, diminuir a frequência e a intensidade da dor e muitas vezes até impedi-la.

Este efeito ocorre porque a massagem ativa a circulação sanguínea em áreas pouco irrigadas (isquémicas), alivia espasmos e tensões musculares e relaxa os músculos que se ligam à base do crânio (suboccipitais).

Também ajuda a diminuir os níveis de cortisol, a hormona do stress, a aumentar as endorfinas e a estimular o sistema nervoso parassimpático, promovendo o relaxamento e melhorando a qualidade do sono.

Atenção: no caso de dores de cabeça crónicas, primeiro consulte um médico especialista para um diagnóstico correto e se ele indicar a massagem como tratamento auxiliar, procure a ajuda de um profissional.