O utilizador do TikTok Charlito Cooks, especialista em conteúdo gastronómico, alertou os consumidores sobre «a tendência do azeite não filtrado», que está a fazer com que muitas pessoas acreditem que um azeite é de qualidade superior ao esperado com base n sua aparência.
O especialista pede ao consumidor que «não confie na cor» e para tal mostra um óleo de cor intensa: «Este óleo parece bom? Pois saiba que nem tudo que reluz é ouro. Isto é puro e simples óleo não filtrado».
O utilizador alerta que «ultimamente temos visto muito marketing super agressivo com este tipo de óleo, vendendo-o como se fosse um produto super premium e, claro, a preços exorbitantes».
«A cor marcante deste azeite não indica necessariamente que ele seja de melhor qualidade . Na verdade, o azeite não filtrado tem vários inconvenientes. Além do azeite, há impurezas, restos sólidos da azeitona e humidade», diz o especialista.
O problema é que «todo o desperdício acaba transmitindo odores e sabores que não são benéficos para o óleo e também fazem com que ele tenha uma vida útil muito mais curta».
«Mas a prova definitiva de que esse tipo de óleo é muito comercializado é a embalagem», alerta, deixando uma pista sobre se um óleo é de má qualidade.
«Normalmente, as garrafas de óleo costumam ser coloridas ou opacas, precisamente porque a luz é o pior inimigo do azeite. Ela faz com que ele oxide, reduzindo ainda mais sua vida útil».