Saber mais. Viver melhor. 55+
<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Especialista deixa o alerta: «nunca faça café com água da torneira», e explica o motivo

19 Fevereiro 2025
Forever Young

Usar água da torneira para fazer café não é uma boa ideia, este especialista explica o problema.

Se for fazer um café, certamente que vai precisar de usar água quente.  Água da torneira é frequentemente usada para essa finalidade: é rápida e está quase sempre disponível.

Mas este especialista revela que para se conseguir um bom café, não se deve recorrer à água da torneira, e são várias ad razões para tal.

A água da torneira geralmente é muito dura, logo, afeta o sabor. O fator decisivo é a chamada dureza carbonática da água: a dureza do carbonato é uma das medidas mais importantes da água, pois indica a capacidade de ligação ácida da água.

De acordo com o especialista em café Thomas Steinke, para fazer café, a água utilizada deve ter um valor de dureza de carbonato «entre cinco e oito».

Esta é «a faixa de dureza ideal», disse Steinke em entrevista ao “Chip.de”.

Já Thomas Kraft, da Escola Alemã de Baristas, tem outra opinião: «a faixa ideal é uma dureza de carbonato entre três e seis. É nessa área que os aromas do café se destacam mais», refere.

De acordo com este especialista, «para fazer um bom café devemos usar água com dureza de carbonato entre três e oito. Se o valor for menor, a água estará mais macia e o café terá um sabor levemente ácido»

Ora, como bem vimos a dureza do carbonato da água da torneira geralmente está acima da faixa ideal, logo «é mais  dura, o que faz com que as substâncias amargas do café venham à tona».