Para ajudar a tomar uma decisão informada e personalizada, especialistas da área compilaram um conjunto de quatro fatores essenciais a considerar no momento da escolha do melhor aparelho para cada caso.
O primeiro passo é procurar um Centro Auditivo e marcar uma consulta com um audiologista. A escolha do profissional que fará o acompanhamento é tão ou mais importante do que a escolha do próprio aparelho auditivo, pois é este profissional de saúde que irá ajudar a identificar a melhor solução.
Para selecionar a melhor opção para cada caso, o audiologista irá ter em conta os seguintes fatores:
O tipo e grau de perda auditiva: Compreender a natureza específica da perda auditiva é fundamental. Diferentes tipos de perda auditiva requerem diferentes tipos de aparelhos auditivos, garantindo que a solução apresentada seja otimizada e vá ao encontro das necessidades individuais de cada pessoa.
O estilo de vida: As atividades diárias, hobbies e interações sociais moldam as necessidades auditivas. De acordo com o estilo de vida, o especialista pode recomendar modelos mais discretos (para ambientes sociais) ou opções mais robustas (para atividades ao ar livre), por exemplo.
A tecnologia necessária: A tecnologia dos aparelhos auditivos evoluiu significativamente. Atualmente existem diversas tecnologias disponíveis, como conectividade Bluetooth, cancelamento de ruído e direccionalidade, que serão sugeridas de acordo com as necessidades da pessoa.
O conforto: O conforto é fundamental para a utilização consistente do aparelho auditivo. É fundamental encontrar um aparelho auditivo que se ajuste confortavelmente ao ouvido e que possa ser usado durante longos períodos sem causar desconforto.
“Enfrentar um diagnóstico de perda auditiva pode ser desafiador, mas a escolha da melhor solução não precisa de ser um processo complicado, se encontrar a ajuda de que necessita”, refere Miriam Pinheiro, audiologista da Widex. “O nosso objetivo é escutar as pessoas e fornecer as informações essenciais para que possam tomar decisões informadas e encontrar a solução auditiva que melhor se adapta às suas necessidades e estilo de vida.”
Uma avaliação auditiva completa, realizada por um audiologista, é imprescindível para uma boa escolha e uma utilização consistente do aparelho, o que poderá fazer toda a diferença.
É fundamental que todo o processo de reabilitação auditiva tenha o acompanhamento de um médico otorrino para que em estreita colaboração com o audiologista encontrem a melhor solução para melhorar a audição e a qualidade de vida das pessoas com perda auditiva.