<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Especialistas revelam que fumar aumenta (significativamente) o risco de distúrbios mentais

Além de todas as desvantagens que advêm do hábito de fumar, surge agora esta propensão para um aumento de distúrbios mentais.

Deixar de fumar pode ser mais fácil num futuro próximo

Um estudo recente trouxe informações sobre a relação entre o tabagismo e os distúrbios mentais, destacando a importância da prevenção do tabagismo na adolescência como uma importante estratégia para reduzir o risco de distúrbios mentais ao longo da vida.

A investigação, baseada numa abordagem de tipo randomização mendeliana, analisou dados de 337.140 participantes do UK Biobank britânicos. Os investigadores calcularam as possibilidades de risco poligónico (PRS) para o tabagismo, a quantidade de anos de tabagismo em relação à vida adulta e a neuroticismo. Essas possibilidades foram usadas como variáveis explicativas em modelos de sobrevivência para hospitalizações relacionadas com distúrbios mentais, como depressão grave, transtorno bipolar e esquizofrenia.

Os resultados revelaram que o risco poligénico para o tabagismo e o neuroticismo estavam associados a um maior risco de hospitalização por distúrbios mentais em todos os grupos de status do fumador. Além disso, o risco de hospitalização por saúde mental foi mais elevado tanto em ex-fumadores (HR: 1,50, IC: 1,35-1,67) quanto em fumadores atuais (HR: 2,58, IC: 2,97-4,31) em comparação com quem nunca fumou, após ajuste para fatores de confusão.

Estas descobertas sugerem que as predisposições genéticas para o tabagismo e o neuroticismo são estabelecidas desde o momento da concepção, e o início do tabagismo geralmente ocorre antes dos 20 anos. Portanto, prevenir o tabagismo em adolescentes pode ser uma estratégia eficaz para evitar o desenvolvimento de distúrbios mentais ao longo da vida.

o estudo destaca a importância da prevenção do tabagismo na adolescência como uma medida-chave para reduzir o risco de distúrbios mentais. Investir em programas de prevenção do tabagismo entre os jovens pode ter impactos significativos na saúde mental da população, melhorando a qualidade de vida a longo prazo.

Mais Recentes

A ciência revela: estes homens correm maior risco de morte por insuficiência cardíaca. A solução? Casar

há 18 minutos

«Cuidado com o que coloca no seu café: este produto pode aumentar risco de ataque cardíaco e AVC», alertam especialistas

há 39 minutos

Por mais estranho que pareça, estas pessoas não podem (mesmo) comer papaia

há 59 minutos

Um truque estranho mas que não falha: se quer secar a roupa de uma forma mais rápida, congele-a

há 1 hora

«Estes são os sinais que indicam que não está apaixonado, mesmo se pensa que está», garante especialista

há 2 horas

Diga adeus às “asas de morcego”: conheça o truque simples com creme Nivea para tonificar os braços

há 2 horas

Procura ou deseja mudar de emprego? Instituto Superior Técnico está a recrutar

há 2 horas

Festejar o São João? Sim, mas será ainda melhor nestas unidades bracarenses

há 3 horas

Museu Tesouro Real assinala aniversário de D. Amélia

há 3 horas

Sebastianas 2025 com Calema, Sam The Kid, Carminho e Bispo

há 3 horas

Há um novo vizinho na Graça: a todos os que o visitarem oferece 10% de desconto (a não perder)

há 4 horas

Universo do Vinho Verde celebrado em Amarante

há 4 horas

Antes de ir para o aeroporto verifique os documentos: companhia proíbe passageiro de embarcar devido a falha no passaporte (aparentemente sem importância)

há 4 horas

Investigadores nacionais desenvolvem site e aplicação para avaliar e prevenir ansiedade

há 5 horas

Episódios de violência contra profissionais de saúde sobem para mais de 2 mil

há 5 horas

«Simplificação no SNS avança, mas é preciso melhorar gestão e avaliação de medidas», dizem responsáveis

há 5 horas

O furo que existe no anel de puxar as latas de refrigerantes tem uma razão de ser: e não é para colocar palhinhas

há 5 horas

Se tem o hábito de beber cerveja desta forma saiba que está errado: mude já e aprecie melhor a sua bebida

há 6 horas

Depois do sucesso em abril, as encomendas perdidas estão de volta

há 6 horas

Óbito: Morreu o ator Harris Yulin

há 6 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.