Um estudo da Universidade de Stanford refutou teorias que sugeriam que as pessoas envelhecem gradualmente. A pesquisa envolveu pessoas entre 25 e 75 anos, e milhares de moléculas e microrganismos diferentes — bactérias, vírus e fungos — que vivem dentro e fora dos corpos que foram analisados.
Os resultados concluíram que a maioria dessas biomoléculas e micróbios passam por mudanças drásticas em dois estágios específicos da vida: por volta dos 44 e 60 anos.
Em ambas as faixas etárias, foram identificadas alterações que afetam uma variedade de processos biológicos, incluindo o metabolismo do álcool, a cafeína e as gorduras, bem como a função cardíaca, da pele e dos músculos. Além disso, não está necessariamente relacionada com a menopausa feminina e afeta tanto os homens quanto as mulheres. Na faixa dos 60, o sistema imunológico e a função renal também são os mais afetados.
«Sou um grande defensor da tentativa de adaptar o nosso estilo de vida enquanto ainda estamos saudáveis», diz Xiaotao Shen, principal autor do estudo, que acredita que aumentar a atividade física para apoiar o desenvolvimento cardíaco e muscular, manter uma dieta saudável e reduzir o consumo de álcool pode ser especialmente importante nesta idade.
Autor: insta_photos | Crédito: Getty Images