Estudos têm vindo a revelar que comer mais tarde, principalmente à noite, tem efeitos na fome e nas hormonas responsáveis por regular o apetite.
As pesquisas mostram que as pessoas que têm o hábito de comer tarde queimam as calorias de uma forma mais lenta e prolongada pelo que ingerir uma boa quantidade de alimentos perto da hora de deitar não é saudável, muito menos quando se quer perder peso.
A explicação fisiológica para as alterações metabólicas relacionadas com uma alimentação tardia é que quando os padrões de alimentação são alterados, por exemplo, durante o trabalho por turnos ou através de acesso restrito à comida, isso produz efeitos profundos na regulação da oscilação periférica.
Estudos revelam que o período da ingestão de alimentos afeta significativamente o gasto de energia, o apetite e o metabolismo do tecido adiposo branco.
Fazer refeições em grande quantidade e não ter tempo de as digerir antes de se deitar prejudica o sistema ao não fazer uma digestão correta digestão sem absorver os nutrientes necessários para o gasto de calorias.