Partilhar

Está em Portugal o investigador francês que quer desvendar segredos da bactéria intestinal que ajuda a perda de peso

Pierre Déchelotte investiga há mais de 15 anos, a bactéria Hafnia alvei HA4597

27 Novembro 2023
Sandra M. Pinto

Pierre Déchelotte, que investiga, há mais de 15 anos, a bactéria Hafnia alvei HA4597® demonstrou, em estudos clínicos, que este microrganismo que existe naturalmente no nosso organismo produz uma proteína capaz de regular a sensação de fome e levar à redução do peso e dos níveis de açúcar no sangue.

E se lhe dissermos que entre os milhares e milhares de bactérias “boas” que habitam o intestino há uma estirpe específica que pode ser um importante aliado na perda de peso? O investigador Pierre Déchelotte, que há mais de 15 anos, analisa à lupa a Hafnia alvei HA4597®, desvendou os mecanismos de ação deste microrganismo e conseguiu provar, através de estudos clínicos, que este ser microscópico é capaz de regular a sensação de fome.

A investigação e os benefícios clínicos associados à utilização desta bactéria probiótica são hoje apresentados em Lisboa, no Pavilhão do Conhecimento, e amanhã, no Porto, na Casa da Arquitetura.

Cada vez mais estudos sustentam que a manipulação da microbiota intestinal pode ser uma ferramenta terapêutica para a gestão de várias doenças, entre as quais a obesidade e o excesso de peso. Investigações pré-clínicas já tinham mostrado que a bactéria probiótica conseguia mimetizar a sensação de saciedade, o que resultava numa redução de peso e de acumulação de gordura. Pierre Déchelotte comprovou-o em estudos clínicos. Um destes estudos envolveu 236 pessoas com excesso de peso.

Para demonstrar a eficácia clínica da Hafnia alvei HA4597®, o grupo de investigadores liderado por Pierre Déchelotte começou por pedir a todas as pessoas incluídas no estudo, que seguissem uma dieta hipocalórica de -20% e mantivessem a sua atividade física habitual. Depois, um grupo de pessoas recebeu duas cápsulas por dia de Hafnia alvei HA4597®, o equivalente a 100 biliões de bactérias por dia. Às restantes pessoas com excesso de peso foram dadas duas cápsulas de placebo. Ao fim de 12 semanas, o grupo que tomou Hafnia alvei HA4597® tinha alcançado uma perda de peso de pelo menos 3%. Além disso, foi observado um aumento da sensação de saciedade e maior perda de volume. A glicemia de jejum em 12 semanas foi bastante menor no grupo tratado com Hafnia alvei HA4597®.

Consequências da disbiose

Este estudo conclui, por isso, que a Hafnia alvei HA4597® é capaz de influenciar os mecanismos de controle do apetite, redução de peso e massa gorda, redução na ingestão de alimentos e tem efeitos positivos nos níveis de açúcar no sangue e na resistência à insulina. Desde então, Pierre Déchelotte tem procurado fórmulas que aliem as conclusões do estudo à aplicação clínica.

A Hafnia alvei HA4597® pode ser encontrada naturalmente na nossa microbiota intestinal, assim como em alguns alimentos, como produtos lácteos, ou em suplementos probióticos. Se a nossa microbiota intestinal estiver desequilibrada (disbiose) terá menos enterobactérias desta estirpe e torna-se incapaz de regular o apetite, a saciedade e o armazenamento de energia. A toma de determinados probióticos com a enterobactéria Hafnia alvei HA4597® pode ajudar a corrigir a disbiose, além de ser uma mais-valia para quem quer adotar um plano alimentar hipocalórico e um plano nutricional que conduza à perda de peso.

A disbiose é ainda uma porta aberta para outras patologias, para além da obesidade, como diabetes, doenças cardiovasculares, musculoesqueléticas, doenças neurodegenerativas e alguns tipos de cancro. Daí a importância de manter uma dieta rica e equilibrada e de evitar um estilo de vida sedentário. Quando a dieta e a atividade física não são suficientes, o recurso à suplementação afigura-se como uma resposta terapêutica demonstrada cientificamente.

Foto: Microbiome Foundation

Mais Recentes

Maníacos por limpeza: estes signos gostam de tudo no seu lugar

há 14 horas

Síndrome de Pica: quando se tem vontade de comer papel ou terra

há 14 horas

Se já fez 50 anos ou está lá perto, saiba como tratar os sinais de envelhecimento

há 14 horas

Saiba quanto deve alongar por dia para ser mais flexível e evitar dores musculares

há 15 horas

O país da Europa onde falar português é um requisito fundamental: tem salários altíssimos e uma qualidade de vida invejável

há 16 horas

«Isto é o que deve fazer para evitar o acumular de cálcio nas artérias», revela famoso cirurgião cardíaco

há 16 horas

Nem esquecimento nem desorientação: «este é o primeiro sintoma que deteto em quem vai sofrer de Alzheimer», revela neurologista

há 16 horas

Este é o detergente para a máquina de lavar roupa que os especialistas recomendam: «deixa as peças impecáveis»

há 16 horas

Diga adeus aos cabelos grisalhos: este produto da Mercadona rejuvenesce os cabelos a partir dos 40 por apenas 3,90 euros

há 16 horas

Um dos casacos mais populares do Lidl está prestes a esgotar: protege do frio e custa 14,99 euros

há 17 horas

Nem lixivia nem vinagre: este é o produto que tira as manchas de tinta da roupa deixando-a como nova

há 17 horas

Se está indecisa sobre que perfume usar, descubra estas (irresistíveis) sugestões

há 18 horas

Sim, comer fruta e emagrecer ao mesmo tempo é possível: com este truque, nunca falha

há 18 horas

Diga adeus aos vidros embaciados: basta usar sabão

há 18 horas

Tenha a casa de banho sempre perfumada: é só pôr em prática estas dicas

há 18 horas

No coração de Campo de Ourique descobrimos a tradição madeirense com sabores renovados

há 18 horas

Para a mesa ou para oferecer: 8 sugestões de vinhos para celebrar o Natal e o Ano Novo

há 18 horas

Presentes de Natal: 6 em cada 10 serão roupa, acessórios ou perfumes

há 19 horas

Óbito: Morreu o professor e jornalista Mário Gonçalves

há 19 horas

Estes são os signos que menos acreditam em signos

há 19 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.