Partilhar

Estas 4 razões podem explicar porque está a ter dificuldades em perder peso

Apesar de todos os nossos esforços pode ser incrivelmente frustrante verificar que não se está a aproximar do peso que deseja.

9 Outubro 2020
Forever Young

Finalmente decidiu levar a sério o seu objetivo de cuidar melhor do seu corpo e de procurar uma vida mais saudável. Faz exercício físico todos os dias, segue uma rígida dieta alimentar e tudo parece estar a ser executado como planeado. No entanto, quando olha para a balança os números parecem não baixar ou por vezes até aumentar.

O que pode afinal provocar tal situação? A verdade é que existem alguns fatores que podem interferir negativamente com os seus objetivos. Felizmente é possível corrigir alguns destes comportamentos.

[Leia também: Perder peso a partir dos 50. As respostas de um especialista]

Eis as 4 razões mais comuns que podem justificar uma dificuldade acrescida na perda de peso, de acordo com os especialistas do portal PrimeWomen.

 

  1. Estar sob stress

Caso esteja em constante estado de preocupação e ansiedade é natural que o seu organismo não priorize a perda de peso. Quando não vemos os resultados desejados temos tendência a querer forçar ainda mais o nosso corpo, levando-o ao extremo. Isto apenas nos coloca num estado mais frágil que pode colocar em risco o processo de perda de peso.

A libertação de cortisol, provocada pelo excesso de stress pode, pode estar na origem de uma maior vontade de comer, assim como prejudica a metabolização as gorduras e do açúcar no organismo.

Procure encontrar “ferramentas” e estratégias que reduzam a sua ansiedade. Privilegie ainda as horas de descanso e a ingestão de água ao longo do dia.

 

  1. A sua dieta é demasiado restritiva

Não existe uma única abordagem ou dieta alimentar que resolva todos os seus problemas e consiga ajudar a reduzir o seu peso de forma milagrosa. Infelizmente muitas das dietas mais populares são igualmente altamente restritivas e podem estar a privar o seu organismo de certos nutrientes essenciais. Caso combine este regime com um intenso exercício físico diário então é mais do que provável que não seja capaz de reduzir o seu peso corporal.

Passar muito tempo sem comer o suficiente pode retardar o seu metabolismo e atrasar a perda de peso. É fundamental que encontre um equilíbrio saudável entre a sua ingestão de calorias e a sua atividade física. Apenas assim poderá garantir que as suas reservas de gordura começam a ser eliminadas de uma forma saudável. Seja paciente.

 

  1. A sua rotina de exercício físico não está a funcionar

Ao fazer o mesmo tipo de exercícios todos os dias é natural que o seu corpo se comece a habituar. À medida que este processo se vai desenrolando, o seu corpo irá queimar menos calorias ao fazer os mesmos exercícios. Isto pode assim dificultar a partir de um certo momento a sua perda de peso.

De resto um treino excessivamente focado em Cardio pode aumentar a probabilidade de perda de massa muscular ao invés de massa gorda. É fundamental que misture diferentes tipos de exercícios e vá criando um ciclo semanal. Os treinos de Resistência em particular poderão ajudar o organismo a dar o melhor uso possível às calorias e a absorver melhor os nutrientes.

 

  1. Pode ter um desequilíbrio hormonal ou uma sensibilidade alimentar

Se já experimentou todas as soluções possíveis e mesmo assim continua com dificuldade em perder peso então é tempo de consultar o seu médico. Um simples teste de sangue irá ajudar a despistar a possibilidade de ter um desequilíbrio hormonal que justifique o seu excesso de peso. A tiroide, o estrogénio e o cortisol são apenas algumas das hormonas que podem ser detetadas no seu fluxo sanguíneo.

A menopausa é outro fator que pode contribuir para um desequilíbrio hormonal que pode provocar o aumento de peso. De resto, é possível que uma sensibilidade alimentar esteja a agravar o problema. Caso esteja a reagir negativamente a algum tipo de alimento é provável que se gere um irritação e inflamação no seu sistema digestivo. Esta situação irá confluir com o correto funcionamento hormonal e digestivo, podendo desta forma dificultar a perda de peso.

 

 

[Leia também: Da perda de peso até uma maior longevidade. Conheça 10 (incríveis) benefícios de andar a pé]

 

Mais Recentes

Sexo: mitos sobre que precisa (mesmo) de esquecer para viver uma sexualidade mais feliz

há 14 horas

Estas são as mentiras (inocentes) que contamos num primeiro encontro

há 14 horas

10 superalimentos perfeitos para proteger a sua visão

há 15 horas

10 truques (eficazes) que as lojas utilizam para nos fazer gastar mais dinheiro

há 15 horas

Não entre em pânico: 6 estratégias eficazes para evitar o aumento de peso durante o Natal

há 16 horas

Nem bicarbonato nem limão: esta é a mistura eficiente para tirar o bolor da casa de banho

há 16 horas

Uma mão cheia de dicas do que fazer no supermercado quando vai às compras com o objetivo de emagrecer

há 17 horas

Beber cerveja semanalmente pode ajudar a evitar artrite, é o que assegura este estudo

há 17 horas

Nelson Freitas anuncia celebração dos 25 anos de carreira no Coliseu

há 18 horas

O Natal chegou à Gleba: bolo-rei, panettones e pastelaria de Juliana Penteado

há 18 horas

Tenha um Natal digno de reis: descubra aqui onde

há 18 horas

Cascais celebra Natal com árvore gigante, música e gift cards

há 19 horas

9 em cada 10 portugueses não se importariam de receber prendas de natal em segunda mão

há 19 horas

Demência: o ator Bruce Willis não se lembra da ex-mulher Demi Moore e das filhas de ambos

há 20 horas

Nem verde nem de hibisco, esqueça o chá: esta é a bebida para perder a barriga

há 20 horas

Kate Middleton arriscou e usou (da cabeça aos pés) a cor tendência das redes sociais

há 20 horas

Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica: «É uma patologia limitante, mas o conhecimento sobre a doença e o autocuidado levam a caminhos de superação», Sara Durães, médica de Medicina Interna

há 20 horas

A ceia de Natal deste ano vai custar mais aos portugueses: estes são os produtos que aumentaram (e muito) de preço

há 22 horas

Muita sorte e carteira recheada: estes signos que vão acabar o ano de 2024 em grande

há 22 horas

Crédito pessoal: todo o cuidado é pouco, por isso previna-se com estes conselhos

há 22 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.