Estas 4 razões podem explicar porque está a ter dificuldades em perder peso

Apesar de todos os nossos esforços pode ser incrivelmente frustrante verificar que não se está a aproximar do peso que deseja.

Finalmente decidiu levar a sério o seu objetivo de cuidar melhor do seu corpo e de procurar uma vida mais saudável. Faz exercício físico todos os dias, segue uma rígida dieta alimentar e tudo parece estar a ser executado como planeado. No entanto, quando olha para a balança os números parecem não baixar ou por vezes até aumentar.

O que pode afinal provocar tal situação? A verdade é que existem alguns fatores que podem interferir negativamente com os seus objetivos. Felizmente é possível corrigir alguns destes comportamentos.

[Leia também: Perder peso a partir dos 50. As respostas de um especialista]

Eis as 4 razões mais comuns que podem justificar uma dificuldade acrescida na perda de peso, de acordo com os especialistas do portal PrimeWomen.

 

  1. Estar sob stress

Caso esteja em constante estado de preocupação e ansiedade é natural que o seu organismo não priorize a perda de peso. Quando não vemos os resultados desejados temos tendência a querer forçar ainda mais o nosso corpo, levando-o ao extremo. Isto apenas nos coloca num estado mais frágil que pode colocar em risco o processo de perda de peso.

A libertação de cortisol, provocada pelo excesso de stress pode, pode estar na origem de uma maior vontade de comer, assim como prejudica a metabolização as gorduras e do açúcar no organismo.

Procure encontrar “ferramentas” e estratégias que reduzam a sua ansiedade. Privilegie ainda as horas de descanso e a ingestão de água ao longo do dia.

 

  1. A sua dieta é demasiado restritiva

Não existe uma única abordagem ou dieta alimentar que resolva todos os seus problemas e consiga ajudar a reduzir o seu peso de forma milagrosa. Infelizmente muitas das dietas mais populares são igualmente altamente restritivas e podem estar a privar o seu organismo de certos nutrientes essenciais. Caso combine este regime com um intenso exercício físico diário então é mais do que provável que não seja capaz de reduzir o seu peso corporal.

Passar muito tempo sem comer o suficiente pode retardar o seu metabolismo e atrasar a perda de peso. É fundamental que encontre um equilíbrio saudável entre a sua ingestão de calorias e a sua atividade física. Apenas assim poderá garantir que as suas reservas de gordura começam a ser eliminadas de uma forma saudável. Seja paciente.

 

  1. A sua rotina de exercício físico não está a funcionar

Ao fazer o mesmo tipo de exercícios todos os dias é natural que o seu corpo se comece a habituar. À medida que este processo se vai desenrolando, o seu corpo irá queimar menos calorias ao fazer os mesmos exercícios. Isto pode assim dificultar a partir de um certo momento a sua perda de peso.

De resto um treino excessivamente focado em Cardio pode aumentar a probabilidade de perda de massa muscular ao invés de massa gorda. É fundamental que misture diferentes tipos de exercícios e vá criando um ciclo semanal. Os treinos de Resistência em particular poderão ajudar o organismo a dar o melhor uso possível às calorias e a absorver melhor os nutrientes.

 

  1. Pode ter um desequilíbrio hormonal ou uma sensibilidade alimentar

Se já experimentou todas as soluções possíveis e mesmo assim continua com dificuldade em perder peso então é tempo de consultar o seu médico. Um simples teste de sangue irá ajudar a despistar a possibilidade de ter um desequilíbrio hormonal que justifique o seu excesso de peso. A tiroide, o estrogénio e o cortisol são apenas algumas das hormonas que podem ser detetadas no seu fluxo sanguíneo.

A menopausa é outro fator que pode contribuir para um desequilíbrio hormonal que pode provocar o aumento de peso. De resto, é possível que uma sensibilidade alimentar esteja a agravar o problema. Caso esteja a reagir negativamente a algum tipo de alimento é provável que se gere um irritação e inflamação no seu sistema digestivo. Esta situação irá confluir com o correto funcionamento hormonal e digestivo, podendo desta forma dificultar a perda de peso.

 

 

[Leia também: Da perda de peso até uma maior longevidade. Conheça 10 (incríveis) benefícios de andar a pé]

 

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
Loading...