Excesso de sol sem FPS
Recebemos 80% de toda exposição solar da nossa vida até os 18 anos de idade. Por isso a importância da proteção com o uso de produtos com fator de proteção solar (FPS) na infância e adolescência. Qualquer exposição solar excessiva resulta em tensão, secura e envelhecimento precoce.
Como os males causados pelo abuso à exposição solar não são reversíveis, são necessários só cinco queimaduras de sol para dobrar o risco de desenvolver um melanoma. Se na praia, devido ao reflexo na água e areia, a intensidade da radiação solar é maior, na cidade, a combinação de raios UV e poluição multiplicam a ação oxidativa de radicais livres da pele.
Tabagismo
O cigarro prejudica a circulação, diminuindo a quantidade de oxigénio e nutrientes, e aumentando a produção de radicais livres. Fumo e nicotina afetam a qualidade do sangue que chega à pele, prejudicando a sua elasticidade e facilitando o envelhecimento.
Qualquer quantidade de fumo enfraquece e envelhece os tecidos, diminuindo o fornecimento de sangue para a superfície da pele. Porém, além do tabagismo, o consumo bebidas alcoólicas também dificulta a circulação e cicatrização.
Stress
Também contribui para a produção de radicais livres. Quando estamos em stress, o organismo liberta cortisol e insulina para dar energia, aumentando o nível de glicose disponível, o que compromete a microcirculação.
Stress e ansiedade interferem diretamente na saúde e, segundo estudos, situações de angústia podem alterar as células causando não apenas envelhecimento precoce, mas também hipertensão, problemas cardiovasculares, além de prejudicar o sistema imunológico