Para conseguir o melhor resultado ao lavar a roupa , é fundamental escolher o detergente certo, decisão que pode ser mais complicada do que parece, principalmente pela grande quantidade de opções que podemos encontrar no supermercado.
É possível escolher desde detergentes líquidos até detergentes em pó, com algumas formulações específicas para combater determinado tipo de mancha, e outras características que fazem muitos produtos parecerem “únicos”.
O químico Nathan Kilah, da Universidade da Tasmânia, revelou como podermos escolher o produto mais adequado às nossas necessidades. Para isso, enfatizou os princípios ativos que um bom detergente deve ter, bem como as diferenças que existem entre os diferentes formatos.
O especialista esclareceu que nem sempre a marca mais conhecida ou o preço estão relacionados com a melhor escolha, por isso é aconselhável não se deixar levar pelo fabricante que investe mais em publicidade.
Nathan Kilah insiste que o mais importante quando se escolhe um bom detergente é observar seus princípios ativos, mais conhecidos como surfactantes. São moléculas com estrutura dupla, em que uma parte atrai gorduras e óleos, e a outra, água, combinação que permite que a sujidade presente nos tecidos seja eliminada e suspensa na água, conseguindo assim uma limpeza eficaz.
Porém, quando há água dura, que contém altos teores de diversos minerais como magnésio ou cálcio, esses surfactantes podem perder eficácia, por isso muitos dos produtos que podemos encontrar no mercado incluem captadores de metais e amaciantes de água.
É comum que os detergentes incluam na sua composição agentes branqueadores como o percarbonato de sódio, que é ativado ao entrar em contato com a água e pode ajudar a eliminar as manchas mais complicadas sem causar danos aos tecidos.
O químico também cita enzimas, que são proteínas que provocam uma aceleração nas reações químicas de quebra de amidos, proteínas e gorduras, sendo também aliadas no combate às sujidades mais difíceis. No entanto, estes perdem eficácia quando utilizados a altas temperaturas, pelo que oferecem os melhores resultados em lavagens a cerca de 15-20 °C.
A todos estes componentes os fabricantes acrescentam fragrâncias para conseguir um aroma agradável, embora estas não ajudem na tarefa de limpeza em si.
Nathan Kilah esclareceu em declarações ao The Conversation como escolher o melhor detergente para a máquina de lavar. As suas preferências incluem o uso de detergente em pó com fragrância agradável, incluindo fonte de peróxido ativado e ampla gama de enzimas, todos embalados em papel reciclável.