A massa é muito apreciada por pessoas do mundo todo, um tipo de alimento que sempre despertou grande interesse, principalmente considerando que Itália tem uma das menores taxas de obesidade da Europa, apesar de 44% dos seus habitantes comerem massa todos os dias.
Os carboidratos são criminalizados há muito tempo e apontados como uma das principais causas do ganho de peso, mas para os italianos, que dominam as suas habilidades culinárias, isso não é um problema, pois eles sabem como aproveitar a massa sem ganhar peso.
A nutricionista Júlia Farré revelou por que os italianos comem massa diariamente sem engordara.
O segredo está nas porções, já que os italianos comem no máximo 80 gramas por pessoa.
Mas o segredo não está apenas nas porções, mas também no molho escolhido para acompanhar o prato, pois este é fundamental para tornar as refeições mais saudáveis. Os italianos evitam usar molho de tomate ou outros molhos à base de creme e, em vez disso, usam ingredientes frescos, naturais e à base de vegetais, cozidos sem fritar ou adicionar açúcar.
Isso não significa que não possa comê-lo ocasionalmente, mas se come macarrão mais de uma vez por semana, não é aconselhável incluir esse tipo de molho, principalmente se quer manter a forma.
Por outro lado, a nutricionista destaca a forma como os italianos preparam a massa, que costumam cozinhá-la até ficar al dente, ou seja, chegar a um ponto em que fica levemente crua ou malpassada. Fazendo dessa forma, os carboidratos presentes na massa não são absorvidos tanto quanto se ela estivesse bem cozida.
Para obter uma massa al dente, use bastante água com sal e siga as instruções da embalagem, reduzindo o tempo de cozimento em um ou dois minutos. Antes de escorrer a massa, pode testá-la para ter certeza de que ela está firme por dentro, mas não dura.