<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Estes 5 alimentos podem fazer envelhecer de uma forma prematura

31 Janeiro 2025
Forever Young

A dieta afeta tudo: do nosso corpo ao nosso humor. No entanto, pesquisas científicas mostram que o que comemos também desempenha um papel decisivo em quão bem ou rapidamente envelhecemos.

Estudos comprovam o efeito positivo da dieta mediterrânea no envelhecimento. Alimentos ricos em antioxidantes e nutrientes, como vitamina E e colina, como nozes , ovos e peixes, protegem a saúde do cérebro. Mas que alimentos têm o efeito oposto? 

1. Café

O consumo diário de café é essencial para muitos. No entanto, o consumo excessivo (mais de 6 chávenas por dia) está associado a um menor volume cerebral e a um risco 53% maior de demência. Isso não significa que precise de abandonar o café completamente. O consumo moderado (1,5-3,5 chávenas por dia) tem sido associado à redução do risco de doenças cardiovasculares e ao aumento da expectativa de vida.

2. Alimentos picantes
Sabores picantes dão um toque vibrante aos alimentos, mas consumir muito deles pode prejudicar a função cognitiva. Um estudo com idosos na China mostrou que aqueles que consumiam mais de 50 gramas de alimentos apimentados por dia tinham pontuações mais baixas em testes de memória e habilidades cognitivas.

3. Sal
O consumo excessivo de sal é conhecido pelas suas consequências negativas à saúde, como aumento da pressão arterial e risco de derrame. Além disso, dietas ricas em sódio (mais de 12.000 mg por dia) estão associadas à redução da função cognitiva e ao aumento do risco de comprometimento cognitivo leve ( DCL ).

4 Carboidratos
A relação de amor e ódio com os carboidratos é bem conhecida. Embora o consumo excessivo possa causar inflamação , o segredo é a moderação. Aproveite o pão e a sua massa favorita, com moderação, para limitar os seus efeitos nocivos.

5. Adoçantes artificiais
Alimentos ricos em adoçantes artificiais têm sido associados a um risco aumentado de doenças cardiovasculares e demência. Esses produtos químicos “enganam” o cérebro, causando inflamação e promovendo o envelhecimento prematuro.