Estes alimentos devem fazer parte da sua rotina alimentar para fortalecer a saúde do coração
Vegetais
A maioria dos vegetais de cores vivas contém altos níveis de compostos protetores. Ou seja, vegetais verdes com folhas, como espinafre, couves e brócolos, contêm antioxidantes que protegem as células dos efeitos nocivos do excesso de radicais livres. Já as cebolas são uma fonte rica de polifenóis anti-inflamatórios.
Frutas
Frutas silvestres, incluindo morangos, mirtilos e framboesas, são uma fonte especialmente rica em antioxidantes e compostos anti-inflamatórios.
Oleaginosas e sementes
As oleaginosas são potências nutricionais. Fornecem proteínas, fibras, antioxidantes e gorduras insaturadas que ajudam a reduzir o colesterol e a proteger o coração.
Algumas variedades de nozes, castanhas e sementes também são ricas em ácido alfa-linolénico, um tipo de ácido graxo ômega-3 com propriedades anti-inflamatórias.
Peixes gordurosos
Peixes gordurosos, como salmão, sardinha, anchova e cavala, oferecem doses saudáveis de ácidos gordos ómega-3. E o poder dessa substância no combate à inflamação reside na sua capacidade de interromper a produção de citocinas, a chave para a resposta inflamatória do corpo.
Óleos saudáveis
Os óleos são outra fonte abundante de ácidos gordos insaturados, desde que escolhidos com sabedoria. Os mais recomendados são azeite, óleo de nozes e óleo de linhaça, que podem ajudar a reduzir o colesterol e o risco de doenças cardíacas.