Estes alimentos são mais saudáveis cozinhados do que crus

Descubra quais são.

Os vegetais são uma parte importante da nossa alimentação, sendo fonte de vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes.

A forma como são preparados influencia muito o impacto que eles têm no organismo. Por exemplo, diversos vegetais são servidos crus em saladas, mas trazem muito mais benefícios quando são cozidos.

Tomate
O tomate é servido principalmente cru. Porém, aumenta seus níveis de licopeno em mais de 50% quando é cozinhado. O licopeno é um antioxidante altamente associado ao menor risco de desenvolvimento de doenças cardíacas e cancro.

Cozinhar um tomate pode fazer com que seu teor de vitamina C caia em 29%.

Cogumelos
É um alimento com elevados índices de ergotioneína na sua fórmula. Esta só é libertada durante a cozedura. Esse antioxidante é responsável pela quebra dos radicais livres — moléculas que podem ser tóxicas para o organismo, enfraquecendo o sistema imunológico e antecipando o envelhecimento.

Pimento
Perde uma boa quantidade de vitamina C quando é fervido ou cozido a vapor. O ideal é cozinhá-lo no forno. O calor gerado no processo faz com que suas paredes celulares se quebrem, facilitando a absorção de carotenoides pelo corpo.

Espinafre
Tem altas fontes de ferro, magnésio, cálcio e zinco, mas também carrega ácido oxálico e ácido fítico na sua composição — substâncias que atrapalham a absorção dos nutrientes pelo corpo.

Quando o espinafre é cozinhado, porém, o cálcio é libertado e fica livre para ser absorvido pelo organismo. Alguns estudos sugerem que a cozedura do vegetal ajuda na redução de risco de alguns tipos de cancro, como intestino e mama.

Cenouras
Ricas em betacaroteno que o corpo converte em vitamina A. O processo é fundamental no apoio ao crescimento ósseo, melhorando a visão e mantendo o sistema imunológico em boa forma. Quando cozidas, as cenouras aumentam ainda mais a concentração dessa substância.

 

 

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...