Partilhar

Estes são os 5 alimentos que realmente ajudam a aliviar os gases

Esqueça os inchaços e embaraços após as refeições, privilegie antes estes alimentos.

21 Setembro 2024
Forever Young

Todos conhecemos esta sensação. Sobretudo após um almoço mais “pesado” é frequente sentir um desconforto no estômago com um inchaço associado que arruína todo o resto do dia. Pior ainda é quando esse desconforto é acompanhado por gases que temos dificuldade em controlar.

Esta situação pode causar alguns terríveis embaraços. Particularmente após os 50 anos temos uma menor capacidade de lidar com excesso de flatulência. Posto isto muitas pessoas acabam por sentir uma maior ansiedade motivada pelo medo de expelir alguns destes gases de forma involuntária.

 

Sendo certo que este é um processo natural do funcionamento do sistema gastrointestinal a verdade é que existem alguns alimentos que podem ajudar a suavizar esta situação, diminuindo a presença de gases no seu trato intestinal.

Eis algumas destas escolhas alimentares que deve acrescentar à sua dieta.

 

  1. Camomila

Esta erva relaxante é conhecida pelos seus inúmeros benefícios, incluindo a capacidade de prevenir e eliminar gases. Para além de ajudar com inflamações e facilitar o sono, esta erva é assim também especialmente recomendada para pessoas que estejam a sofrer com um excesso de flatulência. Escolha beber com maior frequência um chá de camomila ao longo do seu dia ou em alternativa pode experimentar beber um extrato líquido desta erva antes das refeições. Esta escolha pode ajudar a aliviar o seu desconforto.

  1. Kefir

Recentemente este produto tem se tornado cada vez mais popular. Este tipo de leite fermentado – da “família” dos iogurtes – contem um número elevado de boas bactérias que enriquecem a sua flora intestinal. Estas propriedades vão facilitar o processar dos alimentos que chegam ao estômago e prevenir a formação de gases indesejados. Caso não se importe com o seu sabor algo intenso e azedo característico este alimento pode ser bebido diariamente diretamente do copo.

  1. Ananás e papaia

Estes dois frutos têm uma capacidade natural de processar bem as proteínas presentes na carne, ajudando a amolecer estes nacos e facilitando a sua “viagem” pelo trato intestinal. Esta ação permite que tanto o ananás como a papaia sejam capazes de estimular uma boa digestão. Caso as proteínas não sejam corretamente e rapidamente processadas maior será então a probabilidade de sentir com gases ou inchado. Mais uma boa razão para acompanhar o seu consumo de carne com uma boa dose de fruta saudável.

  1. Kimchi

Apesar de este ser um alimento extremamente popular na Coreia, a verdade é que esta mistura de vegetais fermentados continua a ser algo desconhecida pelos paladares ocidentais. Aqui a couve é o ingrediente principal, que ao ser fermentada acaba por assegurar um conjunto de boas bactérias importantes para o nosso sistema digestivo. Quanto melhor for a sua flora intestinal melhor será também a sua capacidade de processar bem os alimentos e eliminar o desconforto após refeições.

  1. Especiarias

Sabemos que tudo aquilo que é mais picante acaba por não ser ideal para o estomago. Estes tipos de refeições acabam por facilmente “irritar” o trato intestinal e prejudicar o processo de digestão. No entanto existem outros tipos de especiarias que podem ter o efeito contrário. Ingredientes como a pimenta preta, os cominhos, o anis, o alecrim, o cravo ou o manjericão são considerados carminativos. Isto significa literalmente que são ervas capazes de ajudar a prevenir os gases, evitando desta forma quaisquer desconfortos ou embaraços desnecessários após refeições.

 

Mais Recentes

Experiência à beira-Tejo que vai seduzir os apreciadores dos melhores vinhos portugueses

há 4 minutos

NASA oferece quase 3 milhões de euros a quem recuperar as 96 malas deixadas pelos astronautas na Lua (não imagina o que têm lá dentro)

há 2 horas

Doença de Parkinson: «Ajudar a melhorar o dia a dia de um doente é um ato de amor e dedicação», Ricardo Azevedo, diretor técnico Espaço Avós

há 2 horas

«Este é o erro comum que faz com que massa fique mais calórica», revela especialista

há 2 horas

Quer pagar menos de luz? Veja aqui como (e saiba também quais os fornecedores mais baratos)

há 2 horas

EMEL já pode multar também por infrações ao Código da Estrada: vai criar uma unidade de fiscalização especial para alguns veículos em particular

há 3 horas

Novas suites La Première da Air France já levantaram voo entre Paris-CDG e Nova Iorque-JFK

há 3 horas

Este folar de Páscoa inspirou-se num doce conventual de Amarante (ninguém lhe resiste)

há 4 horas

Hospital Lusíadas Monsanto leva a palco peça de teatro sobre Alzheimer

há 4 horas

Restaurante CITRUS recebe certificação internacional “The PLEDGE on Food Waste”

há 5 horas

Rainha Camilla revela o “segredo” do seu casamento feliz com o Rei Carlos

há 6 horas

Depois da tablete viral, surge a tarte de chocolate do Dubai (que todos vão querer experimentar)

há 6 horas

O desafio está lançado: teste estes produtos do Lidl e ganhe vales de compras

há 6 horas

Truque para cozinhar salmão: aprenda como retirar a pele sem usar a faca

há 6 horas

Investigadores portugueses desenvolvem testes para prever benefício clínico da medicação em pessoas com Fibrose Quística

há 6 horas

Óbito: Morreu a modelo Lucy Markovic, estrela do Next Top Model da Austrália

há 6 horas

Revelada a causa oficial da morte do ator norte-americano Val Kilmer

há 6 horas

Necessidades nutricionais a partir dos 50 anos

há 7 horas

Penteados longos para mulheres com mais de 50 anos: abrace a elegância juvenil nesta primavera

há 7 horas

Benefícios do ioga para pessoas com mais de 55 anos: não deixe para amanhã o que…

há 7 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.