Peito de frango
O peito de frango é um dos alimentos mais ricos em proteínas. Alguns estudos mostram que o consumo de frango numa dieta de alta proteína pode ajudar a perder peso. No entanto, os mesmos benefícios também são vistos com carne como a principal fonte de proteína.
Carne vermelha
É uma fonte de proteína completa, contendo todos os aminoácidos essenciais para a construção e manutenção da massa muscular. Também fornece uma quantia significativa de zinco, nutriente essencial para a produção natural de testosterona em homens e mulheres. É também a principal fonte natural de creatina.
Queijo
Tem proteínas, cálcio, vitaminas, gorduras, e minerais. Para formação e crescimento dos músculos, as proteínas são necessárias. Todos os queijos contém proteínas.
Camarão
Não são apenas ricos em proteínas, mas também com baixo teor de calorias, carboidratos e gordura. Contém algumas vitaminas do complexo B e têm ferro, zinco, fósforo, cobre e selénio.
Ovo
Contém proteína, principalmente na clara. A proteína da clara do ovo pode ser considerada uma proteína de alto valor biológico (AVB), o que demonstra que ela possui todos os aminoácidos essenciais para o corpo.
Atum
Rico em proteína e também uma boa fonte de vitaminas do complexo B, além de minerais como o magnésio, fósforo e potássio. Também tem propriedades antioxidantes, devido a quantidades elevadas de selénio. É uma boa fonte de ácidos gordos ómega-3, que combatem a inflamação.
Lentilha
Tem um elevado teor de triptofano, um aminoácido importantíssimo na produção de proteínas. É também um precursor da serotonina e da melatonina, com efeitos sedativo e calmante.
Grão-de-Bico
O grão-de-bico é ainda rico em vitaminas do complexo B, fibras, cálcio e magnésio.
Spirulina
Além de conter proteínas, a spirulina contém magnésio, riboflavina, manganês, potássio e pequenas quantidades da maioria dos outros nutrientes que o corpo precisa, incluindo os ácidos gordos essenciais.
Cogumelos
Esses alimentos são também fontes proteicas e possuem vitaminas B1, B2, B3, B7 e C, sódio, potássio e fósforo.
Castanhas
As castanhas (sementes oleaginosas) como a castanha do Pará, amêndoas, nozes, avelãs e castanha de caju, também são ricas em proteínas. São também excelentes fontes de gorduras e fibras saudáveis, para além de ferro, de cálcio, de magnésio, selênio, fósforo, vitamina E e certas vitaminas B.
Gérmen de trigo
Com sua abundante quantidade de proteínas, vitaminas e antioxidantes, o gérmen de trigo retarda o envelhecimento da pele, ajuda nos cabelos e na saúde em geral.