Embora comê-los de vez em quando seja completamente normal e não cause problemas, eles não são considerados parte de um plano alimentar saudável para o sistema gastrointestinal.
Barras de cereais/proteínas
Espera aí, os barras de proteína não deveriam ser saudáveis? Em comparação com uma barra de chocolate, pode ser, mas a maioria das barras de proteína que se compram nos supermercados também contêm muito açúcar, aditivos e ingredientes processados que levam a inchaço. Não contêm mais proteínas do que muitos alimentos menos glamorosos. ”
Vinho branco
Curtir Embora o álcool, em geral, deva ser consumido com cuidado e moderação, bebidas alcoólicas claras e sem cor, como champanhe ou vinho branco, devem ser evitadas completamente.
Sorbitol e adoçantes artificiais
Sugar-free é frequentemente considerado sinónimo de comida saudável, ou pelo menos uma versão mais saudável de uma comida não tão saudável. No entanto, isso raramente, é o caso. Considere um ingrediente chamado sorbitol, por exemplo. Ele e os adoçantes artificiais levam muito tempo a serem digeridos, o que pode levar a problemas digestivos como inchaço, gases e diarreia.
Creme de leite batido e outros alimentos ricos em gorduras saturadas
Sabemos que as gorduras – especialmente os ómega-3 encontrados em plantas e peixes – são realmente saudáveis e até mesmo protetores de certos problemas de saúde. Enquanto isso, as gorduras saturadas devem ser consumidas em pequenas quantidades e as gorduras trans devem ser evitadas.
Frituras
Os alimentos fritos são considerados os piores para a saúde digestiva. O alto teor de gorduras pode contribuir para azia, inchaço e outros problemas digestivos.
Carnes vermelhas e processadas
Os gastroenterologistas não recomendam comer bife e carnes processadas como bacon, embutidos ou cachorro-quente.
Bebidas gaseificadas
Uma repercussão no trato gastrointestinal da qual você pode não estar ciente é o desconforto causado pelas bolhas em bebidas carbonatadas. Isso pode levar a arrotos e refluxo ácido.
Pão branco
O pão branco e outros grãos refinados (como arroz branco) aumentam o risco de divertículos, doenças crônicas e cancro colorretal. A diverticulose é uma condição na qual pequenas bolsas salientes chamadas divertículos crescem no intestino. Se essas bolsas estiverem infetadas, desenvolve-se uma condição chamada diverticulite. A diverticulite também aumenta o risco de cancros no trato gastrointestinal.