Partilhar

Estes vegetais são venenosos e estão na maioria das cozinhas portuguesas: não perca tempo e desfaça-se deles

Há anos que ouvimos dizer que os vegetais são saudáveis ​​e que devemos comer o máximo possível deles.

4 Fevereiro 2025
Forever Young

As vitaminas e os minerais que eles contêm melhoram o bem-estar, mas será que é realmente assim? Poucos sabem que eles podem ser uma armadilha na qual caímos se os tivermos na nossa cozinha.
Vegetais venenosos não são um mito ou uma piada, mas uma questão extremamente importante para a nossa saúde. Quando os compramos e os levamos para casa, não percebemos o quão rapidamente eles se podem tornar não numa injeção de vitaminas, mas numa refeição tóxica .

Uma salada de vegetais saudável pode ser uma grande ameaça se nos esquecermos de algumas regras importantes. A questão aqui não é evitar completamente os vegetais porque eles são venenosos, mas saber quando e por que parar de comê-los. Assim como outros produtos alimentícios, eles têm uma data de validade específica , mesmo os que armazenemos no frigorifico ou na despensa.

Muitos de nós não conseguimos imaginar um caldo delicioso sem salsa , que, segundo pesquisadores, foi nomeado o vegetal mais venenoso do ano passado. Tudo por causa do apiol , um composto tóxico contido nas sementes de salsa: tem um efeito muito negativo nos músculos da bexiga , útero e intestinos , e os médicos desaconselham o consumo de salsa, especialmente para mulheres grávidas.

Batatas são vegetais muito perigosos e tóxicos que nós comemos em grandes quantidades. Batatas danificadas , germinadas ou verdes devem ser evitadas porque contêm uma alta concentração de solanina venenosa. Após comer esses vegetais podemos desenvolver problemas estomacais e intestinais e, no pior dos casos, desidratação e distúrbios do ritmo cardíaco .

Mas a lista de vegetais venenosos em nossas casas não acaba aqui, pois devemos ter cuidado com os tomates . Esses vegetais verdes contêm tomatina , o que afetará negativamente os sistemas digestivo e respiratório.

Se ficar tentado a comer berinjela crua , não se surpreenda se sentir uma dor de estômago muito forte depois. Esses vegetais venenosos contêm solamargina e solasonina, que desaparecem da berinjela somente após tratamento térmico. O aspargo é um concorrente ao título de vegetal mais tóxico deste ano, e tudo por causa das purinas. Por causa delas, o ácido úrico é depositado no nosso corpo , o que é especialmente perigoso para pessoas que sofrem de gota.

Mais Recentes

Cancro: especialistas revelam como a robótica está a ajudar os cirurgiões no combate à doença

há 10 minutos

Nutricionista fica chocada com dieta de Donald Trump: “é um milagre ele ainda estar vivo”

há 19 minutos

Heinz coloca um ponto final na discussão sobre qual o melhor lugar para guardar o ketchup

há 23 minutos

Fique atento: estes são os sinais que indicam que deve parar de beber café

há 28 minutos

Estes alimentos escondem a vitamina ocular que previne as cataratas

há 38 minutos

Opinião: «Consumo regular de canábis tem impacto na saúde reprodutiva de mulheres e homens», Samuel Ribeiro, especialista em ginecologia e obstetrícia, e em medicina da reprodução

há 48 minutos

ChatGPT: pode ser a solução para prolongar a vida humana em mais 10 anos

há 1 hora

Excesso de mortalidade de 11,8% coincidiu com epidemia de gripe e frio extremo

há 1 hora

GNR avança com “e-Guard” para socorro à população sénior

há 2 horas

Óbito: Morreu a escritora Maria Teresa Horta

há 2 horas

As pessoas ficam mais felizes depois de casarem? Resultados são claros e podem surpreender

há 3 horas

Dia Internacional da Fraternidade Humana: «A “Terra da Fraternidade” para o bem da saúde», Patrícia Câmara, psicóloga/psicanalista

há 3 horas

Dia Mundial de Luta Contra o Cancro: «A prevenção e o rastreio são fundamentais e exigem uma resposta coordenada entre todos», João Vasco Barreira, oncologista

há 3 horas

Estes vegetais são venenosos e estão na maioria das cozinhas portuguesas: não perca tempo e desfaça-se deles

há 3 horas

Saúde é a área com mais iniciativas de Inteligência Artificial em curso

há 4 horas

Taxa de mortalidade baixou nos cancros de cólon, estômago, próstata e pulmão

há 4 horas

Falta de recursos e mais pressão no SNS aumenta risco nos doentes oncológicos

há 4 horas

Dia Mundial do Cancro: Cancro Oral, um inimigo silencioso e oculto

há 4 horas

Covid-19: Grupo dos 30 aos 39 anos foi o que mais contribuiu na transmissão inicial da doença

há 19 horas

Portugal tem a taxa mais alta de cancro em crianças da UE

há 19 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.