O novo protótipo elétrico desenvolvido pelo TLMoto, núcleo de estudantes do Instituto Superior Técnico, o TLM05e, será apresentado hoje, dia 25 de setembro, às 16h30, no Salão Nobre do campus Alameda do Técnico, no ‘Rollout TLM05e’. Neste evento, o TLMoto dará a conhecer de perto a equipa que trabalhou neste protótipo bem como a jornada desenvolvimento do mesmo.
Em destaque estará a nova mota elétrica, que pode atingir velocidades até 200 km/h. Comparada com os protótipos anteriores, revela um design mais simples e leve, como resultado de um regresso aos conceitos estruturais essenciais, agora aprimorados. “Esta edição aposta em inovar pela simplicidade, reforçando a fiabilidade como base sólida para os próximos desenvolvimentos”, explica Vasco Lopes.
“O objetivo primordial do TLM05e é criar uma plataforma fiável, capaz de ser testada e refinada, que sirva como ponto de partida para futuros protótipos”, afirma. “Celebramos mais do que uma nova mota: celebramos a nossa equipa, o apoio das famílias e amigos, e mostramos a Portugal o enorme potencial que temos por cá depois “de meses de trabalho árduo, paciência e compromisso coletivo”, acrescenta o líder.
Ao longo da última década, o TLMoto tem sido o espaço onde cerca de 80 estudantes do Instituto Superior Técnico (e alguns que frequentam outras instituições de ensino superior) transformam a paixão pela engenharia em soluções de mobilidade elétrica. Pioneira em Portugal ao desenvolver a primeira mota elétrica nacional, a equipa tem levado o país a competições internacionais como a MotoStudent, em Aragão e a Moto Engineering Italy, no famoso circuito de Imola. Entre os resultados alcançados, destaca-se o 7.º lugar na fase de projetos em 2021.
Em 2025, o TLMoto volta a preparar-se para competir em Aragão, apostando na TLM05e rumo a um futuro de crescimento e inovação










