Partilhar

Estudo da Universidade de Harvard revela qual a dieta mais eficaz para se perder peso de forma rápida

Esta dieta pobre em carboidratos tem sido associada a uma maior eficácia na perda de peso, em comparação com outras dietas pobres em hidratos de carbono que incluem uma maior proporção de proteínas e gorduras animais.

14 Fevereiro 2024
Sandra M. Pinto
Dieta vegetariana pode ser tão eficaz para emagrecer como a mediterrânica

As dietas com baixo teor de carboidratos prometem melhorar a saúde metabólica e facilitar a perda de peso. De acordo com diversos estudos, as dietas cetogénicas, nas quais apenas 5-10% da energia provém dos carboidratos, têm causado mudanças de peso favoráveis a curto prazo.

No entanto, ainda não foi possível determinar se conduzem a uma manutenção de peso favorável e duradoura ao longo do tempo. A isto devemos acrescentar que pode ser muito complicado manter dietas muito baixas em carboidratos durante muito tempo.

Simultaneamente, deve-se falar de grupos alimentares individuais que apresentam diferentes qualidades para a saúde, algumas delas relacionadas com o controlo de peso. Por exemplo, descobri-se que vegetais, frutas e cereais integrais sem amido estão associados a um menor ganho de peso, enquanto amidos refinados, carnes vermelhas e processadas ou bebidas açucaradas têm um efeito completamente oposto com consequências prejudiciais para o controlo de peso e para a saúde .

Um novo estudo realizado pela Escola de Saúde Pública Harvard TH Chan analisou dietas pobres em carboidratos compostas principalmente por proteínas e gorduras de origem vegetal com carboidratos saudáveis, como grãos integrais, e determinou que estão associadas a uma maior lentidão no ganho de peso do que aqueles com baixo teor de carboidratos compostos principalmente de gorduras animais e proteínas com opções não saudáveis, como amidos refinados.

Além de questionar se os carboidratos devem ou não ser consumidos, os cientistas concentraram-se em analisar a dieta pobre em carboidratos e oferecer uma visão de como a composição da dieta pode afetar a saúde ao longo do tempo, mas não no curto prazo.

Muitos estudos demonstraram que os carboidratos ajudam na perda de peso a curto prazo, mas há poucas pesquisas sobre o efeito das dietas pobres em carboidratos na manutenção a longo prazo.

Os investigadores analisaram a dieta e o peso de um total de 123.332 adultos saudáveis ​​entre 1986 e 2018, com cada um dos participantes a fornecer informações sobre os respetivos hábitos alimentares e peso a cada quatro anos.

  • Baixo teor de carboidratos (VLCD): é à base de vegetais, com especial destaque para proteínas e gorduras de origem vegetal.
  • Baixo teor de carboidratos de origem animal (ALCD): neste caso é dada prioridade às proteínas e gorduras de origem animal.
  • Saudável com baixo teor de carboidratos (HLCD): neste caso foca-se no consumo de proteínas vegetais, gorduras saudáveis ​​e menor quantidade de carboidratos refinados.
  • Baixo teor de carboidratos não saudáveis ​​(ULCD): corresponde àqueles que preferem proteínas animais, bem como gorduras e carboidratos não saudáveis ​​provenientes de fontes não saudáveis, como cereais e pães processados.

Os participantes que aumentaram a adesão ao ALCD, ULCD e TLCD ganharam, em média, mais peso em comparação com aqueles que aumentaram a preferência pelo HLCD ao longo do tempo. Estas ligações são mais evidentes nos participantes mais jovens, com menos de 55 anos e que são obesos ou com excesso de peso e/ou menos ativos fisicamente.

Quando se trata da dieta baixa em carboidratos baseada em vegetais, existem mais ambiguidade nos resultados. Em qualquer caso, a conclusão da investigação foi que nem todas as dietas pobres em hidratos de carbono são iguais nem têm o mesmo efeito quando se trata de controlo de peso a longo prazo.

Perante as descobertas, pode-se concluir que as dietas pobres em carboidratos mais populares devem ser modificadas e tentar promover padrões alimentares baseados em alimentos saudáveis, como vegetais, frutas, integrais grãos e laticínios com baixo teor de gordura.

Efeitos colaterais de uma dieta baixa em carboidratos

Quando uma pessoa inicia uma dieta pobre em carboidratos , a redução repentina desses nutrientes pode trazer uma série de efeitos colaterais, em sua maioria temporários, e por falta de adaptação. Alguns deles são desidratação e perda de minerais, sede e sensação de boca seca, cãibras musculares, dores de cabeça, fadiga, palpitações, tonturas, distúrbios do sono, redução do desempenho desportivo…

Já os efeitos colaterais a longo prazo geralmente têm a ver com déficit de fibras ou restrição calórica excessiva, sendo os mais comuns aumento do stress crónico, aumento do colesterol, alterações na microbiota, desaceleração do metabolismo, fadiga crónica, perda da menstruação nas mulheres e problemas de trânsito intestinal.

Mais Recentes

Federação Portuguesa do Pulmão quer avanço nos rastreios e fim do subdiagnóstico

há 1 hora

Turismo em massa em Portugal ameaça identidade da gastronomia local

há 1 hora

Conversas de Psicologia regressam a Coimbra com mais de dez oradores principais

há 2 horas

Estudo publicado na revista Nature revela impacto oculto das atividades humanas na natureza

há 14 horas

IRS: novo simulador fiscal permite simular a melhor forma de maximizar reembolso

há 16 horas

Deixe-se levar pela magia da Páscoa no Sheraton Cascais Resort

há 16 horas

Celebre a Páscoa com uma escapadinha em família

há 17 horas

Regule os níveis de açúcar incluindo este alimento (com moderação) nas suas refeições

há 17 horas

Evite os picos de ansiedade pela manhã: coma isto ao pequeno-almoço

há 17 horas

Olhe bem para as suas pernas: podem revelar que está com colesterol alto

há 18 horas

Descubra uma pessoa má em minutos: basta aplicar estes ensinamentos

há 18 horas

«Se quer retardar o o envelhecimento até 30 anos estes 3 alimentos são essenciais», alerta especialista em longevidade de Harvard

há 18 horas

Esqueça tudo o que julga saber sobre envelhecimento: há duas datas a que tem de tomar atenção

há 19 horas

Especialista alerta: «é urgente eliminar imediatamente o óleo destes enlatados; têm 10 vezes mais mercúrio»

há 19 horas

Se tem mais de 50 anos saiba que estas são as 7 doenças mais comuns

há 20 horas

É o verdadeiro “assassino” do mau colesterol: encontre-o escondido por entre os alimentos

há 20 horas

O Sol da Caparica revela o alinhamento completo da 10.ª edição

há 22 horas

Lisboa está agora mais perto de Porto alegre e a “culpada” é só uma

há 22 horas

Com uma depressão a chegar importa saber: como proteger o automóvel de uma chuva de granizo

há 23 horas

Arritmias cardíacas: especialista explica (e alerta) sobre condição que levou ao internamento de Luís Montenegro

há 23 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.