No âmbito do Dia Mundial da Menopausa, instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS) a 18 de outubro, a Michael Page destaca o impacto da menopausa no local de trabalho.
Considerando que existem no mundo 1,2 mil milhões de pessoas que entrarão na fase da menopausa até 2030, e uma transformação em curso no trabalho, com o crescimento das funções de liderança das mulheres e alterações demográficas, trata-se de uma questão fundamental para a produtividade das empresas e a economia.
Em Portugal, as mulheres representam 50% da população ativa, metade da força total empregada em Portugal, com mais de 2,4 milhões de mulheres, sendo um dos países da União Europeia em que o emprego das mulheres é mais elevado.
A idade média para atingir a menopausa é de 51 anos, pelo que muita desta força de trabalho está a envelhecer e serão mulheres em transição através da menopausa nos próximos anos.
Um estudo da Michael Page no Reino Unido revelou que 3 em cada 5 pessoas que passam pela menopausa experimentam efeitos negativos no trabalho, sendo os mais comuns, distúrbios de sono, diminuição da concentração, mudanças de humor e aumento de ansiedade. Esta enorme perda de potencial tem impacto tanto para as mulheres na sua vida pessoal e profissional como para os seus empregadores.
Neste contexto, a Michael Page lançou o debate sobre o tema, promovendo um webinar com o tema “Apoiar profissionais durante a menopausa: explorar as orientações mais recentes do empregador”, para apoiar as organizações na abordagem e na implementação da menopausa nas suas políticas de Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I).