<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Estudo recomenda medidas preventivas para Torre de Belém

13 Novembro 2023
Sandra M. Pinto

Refere especialista à Lusa

Um estudo sobre o impacto das alterações climáticas em Lisboa recomenda uma intervenção de conservação na Torre de Belém, e também avisos e apoio aos milhares de visitantes que aguardam em filas sob calor extremo junto aos Jerónimos.

Estas são algumas das recomendações do estudo, iniciado em setembro deste ano, nos dois monumentos classificados como Património Mundial, na zona de Belém, pela equipa da investigadora norte-americana Barbara Judy, do Serviço Nacional de Parques dos Estados Unidos.

Numa entrevista à agência Lusa, a investigadora, arquiteta com especialização nesta área, disse que a sua equipa identificou impactos provocados pelas alterações climáticas nos dois monumentos e recomenda, como medidas mais urgentes, a realização, nos próximos três a cinco anos, de uma intervenção de conservação da Torre de Belém, e medidas para proteger os milhares de turistas que no verão visitam o Mosteiro dos Jerónimos.

“Sabemos que o clima está a mudar aqui em Portugal, e em Lisboa, mas a questão é como estas alterações estão a afetar estes dois monumentos. Estamos muito preocupados com os visitantes que estão nas filas durante, normalmente, uma hora e meia à espera, o que é excessivo sob temperaturas que estão a aumentar”, alertou a investigadora, com experiência no estudo de monumentos em zonas costeiras.

O Mosteiro dos Jerónimos encontra-se no topo dos monumentos mais visitados em Portugal, com 870.321 entradas em 2022, e a Torre de Belém, também na capital, somou 377.780 visitantes no ano passado.

 

Foto: freepik

Mais Recentes

Papa Leão XIV: tem uma equipa preferida, mas a sua modalidade favorita não é o futebol

há 19 minutos

Vencedor do The Voice Portugal dá concerto no Alentejo Marmòris Hotel & Spa

há 38 minutos

Já só pensa no derby de amanhã? Há descontos para receber cerveja e comida em casa

há 58 minutos

Altis Avenida Hotel marca presença no guia Condé Nast Johansens

há 1 hora

A nova carta do Varanda de Lisboa celebra a tradição com inovação à mesa

há 2 horas

Papa Leão XIV: conheça a relação com Walt Disney, Harrison Ford e Michelle Obama

há 2 horas

Sem desperdícios: saiba como congelar abacate

há 2 horas

As 10 cores de verniz que serão tendência até ao fim do ano

há 3 horas

Com estas dicas saiba como congelar a couve corretamente

há 3 horas

Chá de casca de abacaxi: conheça os diversos benefícios para a saúde

há 3 horas

Saudável e muito saboroso: aprenda a fazer bolo de cenoura com aveia

há 4 horas

Estas 4 características tornam os homens irresistíveis para as mulheres

há 4 horas

Cuide da sua saúde: 7 sinais de que está a ficar doente

há 4 horas

3 signos do zodíaco entram num período de prosperidade hoje

há 5 horas

Dia Mundial da Hipertensão: rastreios gratuitos alertam para os perigos da “doença silenciosa”

há 5 horas

Museu do Carro Eléctrico oferece entrada gratuita: saiba quando

há 5 horas

Empresas promovem campanha solidária de doação de sangue

há 6 horas

Questionário visa conhecer o impacto da depressão em Portugal

há 19 horas

Famílias de acolhimento: direitos que é preciso acautelar

há 19 horas

Assadura na virilha: como tratar e prevenir

há 20 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.