Partilhar

Estudo sugere que engolir faz-nos sentir bem: conheça a razão para tal acontecer

Biólogos descobriram um sensor na garganta das larvas de moscas que parece ativar a serotonina — uma hormona do bem-estar — que é libertada no cérebro quando alimentos de alta qualidade são engolidos.

17 Setembro 2024
Forever Young

É provável que o mesmo mecanismo também exista nos humanos, disseram os cientistas, o que pode ter implicações em comportamentos alimentares desordenados e como eles serão tratados no futuro.

«Queríamos ter uma compreensão detalhada de como o sistema digestivo comunica com o cérebro ao consumir os alimentos», disse o professor Michael Pankratz, da Universidade de Bonn, na Alemanha.

«Para fazer isso, tivemos que entender quais são os neurónios estão envolvidos nesse fluxo de informações e de que forma eles são acionados», acrescentou.

Biólogos da Universidade de Bonn e da Universidade de Cambridge do Reino Unido usaram larvas de moscas-das-frutas para este estudo porque elas têm uma rede de cerca de 10 a 15 mil células nervosas — muito mais administrável do que os 100 mil milhões do cérebro humano. Mas essas células nervosas ainda formam uma rede complexa de neurónios e sinapses, que os pesquisadores mapearam na totalidade.

Os cientistas cortaram uma larva em milhares de fatias finas como navalhas e fotografaram-nas sob um microscópio.«Usamos um computador de alto desempenho para criar imagens tridimensionais dessas fotografias», disse Pankratz.

O principal autor do estudo, Andreas Schoofs, e o coautor Anton Miroschnikow usaram essas fotografias para investigar como as células nervosas estavam conectadas no sistema digestivo e no cérebro.

A equipa identificou um recetor na garganta, ligado através do nervo vago (às vezes chamado de eixo intestino-cérebro ), a um grupo de seis neurónios no cérebro da larva que poderiam produzir serotonina.

Eles concluíram que o processo de deglutição , combinado com informações sensoriais sobre o valor do alimento, poderia estimular a libertação de serotonina no cérebro para incentivar a ingestão de mais alimentos.

Os cientistas especularam sobre o impacto que a pesquisa poderia ter na saúde humana se um mecanismo semelhante existisse em humanos.

Eles sugeriram que um mecanismo de deglutição defeituoso — onde muita ou pouca serotonina era libertada no cérebro em resposta à comida — poderia causar padrões de alimentação desordenada ou até mesmo condições como anorexia ou transtorno de compulsão alimentar. Pesquisas futuras poderiam ter implicações para o tratamento de transtornos alimentares, afirmaram.

 

Mais Recentes

Se vir filas na Mercadona não estranhe: vão à procura deste novo produto que é a salvação para cabelos secos (custa menos de 3 euros)

há 2 horas

Os amantes do automobilismo já podem trazer as suas marcas de carros preferidas nos pés: basta adquirir estes luxuosos ténis

há 2 horas

É dos muitos que sofrem de insónia de forma recorrente? Relaxe: experimente esta infusão e durma melhor (já hoje)

há 3 horas

Estes 8 alimentos são tão ricos em proteínas que podem substituir o ovo 

há 3 horas

Todos queremos ter abundância e prosperar na vida: para o conseguir ponha já em prática estes conselhos

há 3 horas

Gostava de visitar a Assembleia da República? Se tudo correr bem, vai conseguir fazê-lo aos fins-de semana

há 4 horas

Era para ser antes, mas atraso não permite que o novo hospital desta cidade abra portas antes de 2026

há 4 horas

Orlando Bloom segue os passos de Cristiano Ronaldo, e não estamos a falar de futebol (mas sim de algo muito mais frio)

há 4 horas

Por mais de 10 milhões de euros a mansão secreta deste antigo presidente norte-americano está à venda

há 4 horas

Colocado o sinal de não incomodar, é hora de fechar a porta do aposento: hotéis revelam os pedidos de serviço de quarto mais estranhos (e loucos)

há 5 horas

Com 95 mil centenários este país bate recorde de longevidade (e é a casa da pessoa mais velha do mundo)

há 5 horas

Devido aos fogos que atingem Portugal esta companhia aérea permite mudar voos do Porto para Lisboa (sem custos para passageiros)

há 5 horas

Esta prestigiada universidade tem um curso que ensina como ser feliz: descobrimos 8 das suas principais lições

há 5 horas

Numa altura em que Portugal volta a ser fustigado pelo fogo, este livro chega para nos relembrar os incêndios de 2017

há 6 horas

Um dos mais notáveis romances em língua portuguesa publicados no século XX vai regressar às livrarias

há 6 horas

Conhecido pelo café de excelência, São Tomé e Príncipe é agora a “casa” de um “café impossível”: a responsabilidade é toda da Delta

há 6 horas

Brasil vai acolher mais dois hotéis desta companhia hoteleira portuguesa: descobrimos onde vão ficar localizados e podemos revelar que é o paraíso

há 6 horas

Esta é a infusão que deve beber regularmente para ter um abdômen saudável (e limpo), aconselha esta especialista

há 8 horas

Forte turbulência sentida por avião norte-americano causa hemorragias nos passageiros, obrigando o avião a pousar novamente

há 8 horas

Emirates e Museu do Futuro recebem a primeira Aviation Future Week

há 8 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.