Cozinhar na grelha é muito simples, porém algumas dicas devem ser levadas em consideração , principalmente com a linguiça.
As salsichas são um clássico do churrasco. Existem muitos tipos e a melhor forma de prepará-los depende do tipo que são. No entanto, existem certas regras básicas que se aplicam à maioria.
Nunca deve colocá-las na grelha tiradas diretamente do frigorifico. O mesmo acontece com qualquer tipo de carne: a carne que for para assar deve estar à temperatura ambiente, pois assim cozinha de forma mais suculenta e uniforme e evitará que rache.
Um grande debate na cozinha é fazer ou não incisões na carne.
De acordo com Joni Rouval, especialista em salsichas e chefe de desenvolvimento de produtos da HKScan, não há necessidade de cortá-las, pois elas irão “estourar” de qualquer maneira. Embora possam ser úteis para quem os utiliza com a finalidade de inserir temperos e não como técnica culinária.
Outra dica fundamental é tempo e paciência , é preciso esperar as brasas queimarem e não coloque a carne diretamente no fogo para assar.
Em relação à temperatura, existe um conselho universal para qualquer tipo de grelhador e é que não é recomendado utilizar a potência máxima para este tipo de carne. A melhor temperatura é o fogo médio, para não queimar.