Nem todos os investimentos esquecidos se transformam em histórias de sucesso. Mas foi exatamente isso que aconteceu a Kristoffer Koch, um estudante norueguês que, em 2009, investiu apenas 150 coroas norueguesas (cerca de 27 dólares) em Bitcoin. O motivo? Estava a escrever uma tese sobre criptografia.
Na altura, o Bitcoin ainda era um conceito novo e praticamente desconhecido. Koch acabaria por esquecer-se por completo do investimento até 2013, quando a criptomoeda começou a dominar as manchetes. Foi então que decidiu recuperar o acesso à sua carteira digital e percebeu que tinha acumulado 5.000 bitcoins, o equivalente, na altura, a cerca de 886 mil dólares.
“Dizia que tinha 5.000 bitcoins. Com a taxa de câmbio de hoje [em 2013], eram cerca de cinco milhões de coroas norueguesas”, revelou o ex-estudante à estação norueguesa NRK, confidenciando, em seguida que comprou imediatamente um apartamento em Oslo, com esse valor.
Mais surpreendente ainda: Koch só utilizou um quinto dos seus bitcoins. O resto continua guardado.
Na altura em que acedeu à conta, a moeda estava avaliada em cerca de 266 dólares, mas o valor rapidamente caiu para 50, após o encerramento do Silk Road. Mesmo assim, o lucro já era astronómico e só cresceu desde então.
Em 2025, com o Bitcoin a valer mais de 80 mil dólares por unidade, os 5.000 bitcoins de Koch valem atualmente cerca de 400 milhões de dólares.
No Reddit, a história de Kristoffer continua a circular como exemplo de oportunidade e sorte.
“5.000 BTC por 27 dólares… isso agora vale muito dinheiro. É inacreditável”, comentou um utilizador. Outro admitiu: “Foi a história dele que me levou a comprar Bitcoin em 2014. Estou-lhe grato por ter partilhado”.
Mesmo que os tempos de multiplicar investimentos mínimos em milhões sejam cada vez mais raros, a história de Kristoffer Koch continua a ser uma das mais emblemáticas do universo das criptomoedas.