As mulheres sofrem diversas alterações no corpo após os 50 anos, sendo a menopausa a mais evidente. Devido à redução do estrogénio, o metabolismo fica mais lento e e a mulher precisa de menos calorias do que antes. Isso pode levar ao ganho de peso, especialmente na região abdominal, sendo que também pode haver um aumento de gordura e de líquidos em áreas como pernas, quadris, nádegas ou abdómen.
Essas alterações podem ser combatidas com uma série de exercícios que ajudam as mulheres com mais de 50 anos a perder barriga e peso. Além deles, é preciso seguir uma alimentação equilibrada que contribua para o ganho de massa muscular e para a perda de gordura.
Prancha isométrica
Coloque o corpo na horizontal apoiando todo o peso nos antebraços e nas pontas dos pés e contraindo o abdómen e as costas. Mantenha essa posição durante 30 segundos e faça três repetições. Vai conseguir reduzir a barriga e fortalecer os abdominais.
Bicicleta no ar
Apoiando as costas no chão, levante as pernas e imite o movimento de pedalar uma bicicleta com os pés no ar. Toque com o joelho direito o cotovelo esquerdo quando ele se aproximar do abdómen e o joelho esquerdo com o cotovelo direito. Com este exercício vai trabalhar os músculos oblíquos. Faça quatro séries de 30 repetições.
Posição Cão-pássaro
De joelhos e mãos no chão, com as mãos sob os ombros e os joelhos sob os quadris, estenda o braço direito para a frente e a perna esquerda para trás. Voltando à posição inicial, repita com o outro lado. Recomenda-se fazer três séries de 15 repetições de cada lado.
Pallof Press
É necessário um elástico preso num ponto fixo.Coloque-se de lado em relação ao ponto fixo, com os pés afastados na largura do quadril e os joelhos levemente flexionados. Segure a ponta da faixa com as duas mãos à altura do peito e separá-la do ponto fixo, estendendo os braços para frente. Faça três séries de 10 repetições de cada lado.