Uma exposição do artista português Veloso Salgado (1864-1945), que apresenta obras do seu itinerário artístico em França, vai estar patente a partir de quinta-feira no Museu Nacional de Arte Contemporânea (MNAC) – Museu do Chiado, em Lisboa.
A exposição “Veloso Salgado de Lisboa a Wissant. Itinerário de um pintor português” chega agora a Portugal, depois de ter sido apresentada na Temporada Cruzada Portugal-França, no Museu de Boulogne-sur-Mer, em França, em 2022, anuncia o MNAC na sua página oficial.
Esta exposição preparada pelo museu de arte contemporânea, com cerca de 70 obras, foi a primeira do artista em França e propôs-se seguir o seu itinerário francês – Paris, Bretanha e Wissant – local de ligação de uma amizade com os artistas Virginie Demont-Breton e Adrien Demont, e a Escola de Wissant.
Com curadoria de Maria de Aires Silveira, do MNAC, e Elikya Kandot, diretora do museu de Boulogne-sur-mer, parte dessa mostra chega agora a Portugal, também pela primeira vez, em diálogo com os seus pares franceses.