Dançam para comunicar com o grupo
As abelhas vivem constantemente em ritmo de festa. Elas dançam para transmitir a notícia de que lá fora há uma flor cheia de néctar.
Abelhas voam à volta de alguém porque sentem cheiros doces
Para encontrar água e alimentos, as abelhas usam sentidos da visão, do tato e do olfato. Como a maioria se alimenta principalmente de néctar, um líquido doce, é compreensível que sejam atraídas por cheiros adocicados. Ao fazer um piquenique com frutas, refrigerantes e doces algumas abelhas vão insistir em voar à sua volta.
O mel é uma reserva para momentos difíceis
As abelhas alimentam-se, principalmente, de néctar (carboidrato) e pólen (proteína), tirados das flores e transferidoas para as colegas e as larvas pela boca.
Sabem motivar os mais jovens
Como vivem e trabalham em conjunto, as abelhas precisam de se manter motivadas para desempenhar as suas tarefas. As mais velhas chamam as mais novas, para fazê-las voltar ao trabalho. Isso é feito com um zumbido emitido do abdômen da mais antiga, enquanto segura a mais nova com as pernas.
Abelhas dão um “grito” quando se assustam
As abelhas comunicam com danças e zumbidos, sendo que um desses é tido como um sinal de que há perigo fora da colmeia.
A maioria das abelhas não consegue voar à noite
A maioria é diurna e não sai da colmeia após o cair da noite. Isso acontece porque elas usam a luz do sol para se orientar e saber as direções.
As abelhas podem ficar “viciadas” em café
Investigadores descobriram que certas plantas de café manipulam as abelhas para serem polinizadas e se reproduzirem com mais facilidade. Os cientistas descobriram que a cafeína mudou a forma como os neurónios das abelhas respondiam à memória dos sentidos percebidos na flor de café, fazendo-as retornar para receber outra “dose”.