Após três anos fora do seu calendário habitual, o maior evento literário do país regressa ao Parque Eduardo VII até 11 de junho.
Com mais de 2350 eventos a decorrer durante os dias da feira e uma programação cada vez mais atrativa, as primeiras atividades estão marcadas já para as 12h30 do primeiro dia.
Com o modelo da Feira consolidado, após a renovação em 2022, este ano é apresentada uma edição melhorada, mais inclusiva e pensada para responder às necessidades e expectativas dos diferentes públicos.
Diariamente, a Feira conta com 981 marcas editoriais representadas por 139 participantes – incluindo seis novos – distribuídos por 340 pavilhões e um renovado Espaço dos Pequenos Editores, onde os visitantes podem descobrir uma variedade de obras literárias independentes e promissoras, num total de mais 85.000 títulos distintos.
Renovando o seu compromisso de sustentabilidade, a Feira do Livro continua a contar com parceiros de grande relevância nesta área, promovendo a Reciclagem responsável – através dos vários pontos de recolha da Sociedade Ponto Verde ao longo do recinto – e reforçando a importância da mobilidade sustentável. Sob o mote “Ler dá outra pedalada”, a GIRA – sistema público de bicicletas partilhadas – será novamente o transporte oficial da Feira do Livro de Lisboa, convidando o público deslocar-se até ao Parque Eduardo VII de forma mais rápida, cómoda e sustentável, com várias estações para GIRA nas imediações (Marquês de Pombal, Rua Castilho e Palácio da Justiça).
Também o pavilhão “Doe os seus Livros” está de volta: uma ação desenvolvida em parceria com o Banco de Bens Doados, que conta com mais de 215 mil livros angariados desde 2015, na qual os visitantes podem doar, todos os dias, os livros que já não precisam a crianças apoiadas por instituições da ENTRAJUDA, dando continuidade à promoção da leitura entre os mais jovens.
Assim, desde as parcerias culturais, de sustentabilidade, transportes ou apoios à divulgação, a contribuição dos diferentes parceiros é fundamental para que a Feira possa acontecer. Presente no evento há dez anos, a Central de Cervejas e Bebidas é um dos seus parceiros mais antigos e um exemplo das relações de confiança e compromisso que são criadas ao longo do tempo neste evento. “A Feira do Livro é um evento incontornável da cidade Lisboa e é com orgulho que a Central de Cervejas e Bebidas, através das suas marcas Sagres e Água de Luso, se associa pelo 10.º ano consecutivo, a este certame. A presença neste evento cultural, único no nosso País, é para nós estratégico e consolida o nosso posicionamento e proximidade à cultura, transversal a todos os públicos”, afirma Salomé Faria, Diretora de Comunicação e Relações Institucionais da Central de Cervejas e Bebidas.
Para aqueles que gostam de chegar a casa com mais recordações além dos livros, a Loja da Feira é novamente um dos pontos de destaque. Os visitantes têm a oportunidade de adquirir produtos exclusivos do evento, como sacos ecológicos, chapéus e blocos para que anotem todas as suas preferências.
Esta 93.ª Feira do Livro de Lisboa conta ainda com mais zonas de estar e de sombra, novos conceitos e mais diversidade na área da restauração. Os acessos aos pavilhões foram revistos e instalações sanitárias terão também mais equipamentos para pessoas de mobilidade reduzida. Sendo um evento para toda a família, os animais de estimação não poderiam ficar de fora e o Parque Eduardo VII volta a disponibilizar o RefresCão – dois espaços com sombra e água para que os cães se possam hidratar e descansar nas entradas da Feira. Com uma programação cultural cada vez mais rica, que pode ser diariamente consultada no site da Feira do Livro de Lisboa, a Feira destaca-se pelo seu compromisso em oferecer uma ampla variedade de eventos e atividades que enriquecem a experiência de todos os visitantes.
Horário revisto: | ||||||||||||
|