Após a polémica sobre os 297 pontos de televoto recebidos pela representante israelita Yuval Raphael no Eurovision 2025, que a colocaram em segundo lugar, a União Europeia de Radiodifusão (EBU) indicou numa investigação que «uma agência oficial do governo israelita realizou uma campanha de publicidade digital para aumentar os votos para a sua candidatura».
A investigação, conforme relatada pela RTVE como membro da EBU , explica que a Agência de Publicidade do Governo Isrealita, que por sua vez colabora com várias empresas públicas no país, distribuiu anúncios através de produtos do Google nos dias que antecederam a final do festival.
Nelas, o candidato Yuval Raphael, que interpretou a música New Day Will Rise , explicou como votar no número 14 na segunda semifinal e 04 na final, detalhando as regras para votação múltipla. Esses vídeos, um total de 89 direcionados a 35 países, foram postados desde uma conta do YouTube criada em 20 de abril e têm um total de 8,3 milhões de visualizações.
“A análise dos vídeos não fornece nenhuma evidência de inteligência artificial, indicando que Raphael estava diretamente envolvido na criação dos vídeos”, enfatiza a EBU. Além disso, de acordo com a RTVE, o Google Ads Transparency Center indica que esses anúncios foram colocados por uma conta verificada do governo isrealita, embora o canal do YouTube não tenha sido rotulado como uma conta governamental.
O grande número de votos que Israel recebeu e a controvérsia que o acompanhou sobre a sua exploração política em pleno conflito na Faixa de Gaza, bem como a sua participação, geraram debates em vários países-membros da EBU.