Partilhar

Festival Jazz em Agosto regressa a Lisboa

Conheça o cartaz.

1 Maio 2023
Forever Young

O grupo Eve Risser’s Red Desert Orchestra, que junta músicos europeus e africanos, abre em 27 de julho a 39.ª edição do festival Jazz em Agosto, que acontece na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, avança a Lusa.

Para explicar o que será apresentado na 39.ª edição, a organização do Jazz em Agosto recorda que a “ideia de universo em permanente expansão há muito que no jazz, devido até à sua matriz afro-americana, levou a um mergulho profundo nas águas da enorme riqueza rítmica africana”, com músicos como John Coltrane, Sun Ra, Pharoah Sanders ou Art Blakey a percorrerem esses caminhos.

“Novas possibilidades continuam a revelar-se aos músicos de hoje no que toca, por exemplo, às características hipnóticas e de transe que existem tanto no gnawa marroquino, quanto em múltiplas expressões tradicionais da África Ocidental. Essa qualidade de transe com origem africana é um dos traços desta 39.ª edição do Jazz em Agosto, a decorrer entre 27 de julho e 06 de agosto”, lê-se num comunicado hoje divulgado.

Nesta edição, a abertura está a cargo da Eve Risser’s Red Desert Orchestra, cujo álbum de estreia, “Eurythmia”, editado no ano passado, “junta instrumentistas europeus e africanos numa contagiante música construída a partir de ciclos polirrítmicos”.

Na mesma linha, a organização destaca a atuação da Natural Information Society, da “figura de referência da cena de Chicago dos anos 1990” Joshua Abrams, com o saxofonista Evan Parker, marcada para 29 de julho.

A “marca hipnótica” que há na Eve Risser’s Red Desert Orchestra e na Natural Information Society “encontra-se ainda no grupo Trance Map + [que atua a 28 de julho], no projeto Ghosted [03 de agosto] ou na música a solo de Susana Santos Silva [29 de julho] e de Julia Reidy [30 de julho]”.

Na 39.ª edição, o festival Jazz em Agosto conta com 15 concertos, que irão dividir-se entre o Anfiteatro ao Ar Livre e o Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian.

A trompetista Susana Santos Silva e a guitarrista Julia Reidy integram um programa de solos “assumido por quatro mulheres”, a par de Marta Warelis (05 de agosto) e de Camille Émaille (06 de agosto), numa edição em que “são vários os projetos de enorme destaque na música mais criativa de 2022 com liderança feminina – por Eve Risser, Hedvig Mollestad, Zoh Amba, Myra Melford e Mary Halvorson”.

A guitarrista Hedvig Mollestad apresenta, em 30 de julho, uma nova formação, Ekhidna, na qual “resolveu prescindir do baixo, dobrou a presença das percussões, e convidou os teclistas Marte Eberson e Erlend Slettevoll, mais a trompetista Susana Santos Silva (com quem se tinha cruzado no NU-Ensemble de Mats Gustafsson)”.

A saxofonista e flautista Zoh Amba apresenta-se em trio, em 02 de agosto, com o contrabaixista Luque Stewart e o baterista Chris Corsano, e a pianista Myra Melford atua, em 04 de agosto, com “as improvisadoras Mary Halvorson, Lesley Mok, Ingrid Laubrock e Tomeka Reid, dando forma ao espantoso Fire and Water Quintet”.

Já a guitarrista Mary Halvorson apresenta em sexteto, no dia 05 de agosto, o álbum “Amaryllis”, que “foi, de forma consensual, um dos álbuns maiores do ano passado – no jazz e fora dele”.

A programação do 39.º Jazz em Agosto inclui ainda atuações do baterista João Lencastre, em quarteto (31 de julho), dos The Attic, que juntam Rodrigo Amado, Gonçalo Almeida e Onno Govaert (01 de agosto) e da Supersonic Orchestra, do baterista e compositor Gard Nilsen, que encerra o festival, no dia 06 de agosto.

Informações sobre horários e preços dos bilhetes individuais e passes do Festival Jazz em Agosto podem ser consultados em www.gulbenkian.pt.

Mais Recentes

Vila Galé com preços desde 69 euros

há 23 horas

Este sumo muito especial ajuda a rejuvenescer: vamos não só revelar qual é, como desvendar como o fazer

há 23 horas

Um alerta a ter em conta: se tem as mãos e os pés sempre frios convém saber o motivo

há 24 horas

Exercício ao ar livre no inverno? Sim, mas com certos cuidados

há 1 dia

Excelente opção no inverno (e não só) a sopa de abóbora tem inúmeros benefícios, se consumida regularmente

há 1 dia

Prémios internacionais distinguem dois destinos portugueses como o Melhor Destino Insular e o Melhor Destino de Praia

há 1 dia

Cristiano Ronaldo e Georgina Rodríguez em guerra familiar pela alimentação dos filhos

há 1 dia

Faça este movimento simples se sofre de insónia: não precisa de sair da cama

há 1 dia

«Agredia física e verbalmente a mulher, Betty Grafstein»: José Castelo Branco acusado de violência doméstica

há 1 dia

Não consegue aceder ao Outlook e Teams? Calma, o problema não é (só) seu

há 1 dia

Violência doméstica: Cruz Vermelha acompanhou até junho quase tantas vítimas como em 2023

há 1 dia

Saúde mental: equipas comunitárias baixam internamentos e readmissões

há 1 dia

Colocar os cabides ao contrário no armário: conheça o truque simples que lhe vai facilitar a vida

há 1 dia

Alergias ou intolerâncias alimentares? Saiba como reconhecer e como deve gerir os sintomas

há 1 dia

A Melhor Cidade Património Mundial é portuguesa

há 1 dia

Coloque uma colher de sopa na máquina de lavar: a roupa fica mais limpa e economiza na conta da eletricidade

há 1 dia

Nem bicarbonato nem detergente: esta é a mistura mais eficaz para limpar as cortinas em segundos (e sem as desmontar)

há 1 dia

Não vá para a estrada sem ler esta noticia, se quer saber onde vai encontrar os radares da PSP esta semana

há 1 dia

Consolar, motivar ou divertir: estes signos sabem sempre o que devem dizer. É o seu caso?

há 1 dia

Óbito: Morreu o realizador português José Barahona Tinha 55 anos

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.